*Victória Cavalcante – Redação Dia a Dia Notícia
O senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD-AM), que pretende concorrer às eleições deste ano, usou sua conta no Twitter nesta quinta-feira (26), para criticar o governo do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pelo crescimento da insegurança alimentar no país. Cerca de 36% das famílias brasileiras estiveram dentro da ameaça de fome no ano passado.
“Estamos falando de um dos maiores produtores de alimentos do mundo e as pessoas passando fome. Sem dúvida um forte legado da política econômica do Governo Bolsonaro”, declarou.
Estamos falando de um dos maiores produtores de alimentos do mundo e as pessoas passando fome. Sem dúvida um forte legado da política econômica do Governo Bolsonaro.
— Omar Aziz (@OmarAzizSenador) May 26, 2022
Com os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19, diversos países no mundo foram alvos do aumento de risco de fome, mas o Brasil ganha destaque, porque uma parcela significativa dos brasileiros não teve dinheiro para alimentar a si ou sua família, durante algum período nos últimos 12 meses.
A insegurança alimentar saltou de 30% em 2019 para 36% em 2021, patamar recorde da série histórica iniciada em 2006, quando 20% dos brasileiros foram alcançados pela estatística. Essa é primeira vez que o nível de insegurança alimentar no Brasil supera a média mundial, que é atualmente de 35%.