Manaus, sábado 6 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Oposição reúne 41 assinaturas e diz estar a uma de protocolar impeachment de Moraes

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou, nesta quarta-feira (6), que o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, já conta com 41 assinaturas e precisa de apenas mais uma para ser protocolado no Senado.

Segundo Zucco, a 40ª assinatura foi do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que estava indefinido. Para que o pedido seja apresentado, são necessárias 41 assinaturas.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que não assinou e não pretende assinar o pedido de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Para ele, a proposta é inviável, já que seriam necessários ao menos 54 votos no Senado para aprovar a saída de um ministro da Corte, algo que considera politicamente impossível no cenário atual.

“Não assinei e não vou assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre. É uma pauta sem chance de avançar. Em 32 anos de vida pública, aprendi a ser pragmático. Não perco tempo com algo que sei que não terá êxito”, declarou o parlamentar.

Ciro também rebateu a mobilização da oposição nas redes sociais em torno da coleta de assinaturas, afirmando que, mesmo com apoio expressivo, a decisão de levar adiante o processo cabe exclusivamente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). “Pode chegar com 80 assinaturas que ele não abre. É uma prerrogativa exclusiva do presidente do Senado. Então, não vejo sentido em alimentar essa expectativa”, disse.

Nos bastidores do Congresso, parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro pressionam para que o impeachment de Moraes seja colocado em pauta. Eles têm promovido manifestações nos plenários da Câmara e do Senado, exigindo a abertura do processo como condição para desobstruir votações. Apesar de já reunirem cerca de 41 assinaturas, esse número só teria impacto se Alcolumbre decidisse levar o caso adiante, o que, segundo Ciro, é pouco provável. No estágio final do processo, seriam necessários 54 votos favoráveis, para que um ministro do STF seja afastado do cargo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.