*Da Redação Dia a Dia Notícia
O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou, nesta quarta-feira (6), que o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, já conta com 41 assinaturas e precisa de apenas mais uma para ser protocolado no Senado.
Segundo Zucco, a 40ª assinatura foi do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que estava indefinido. Para que o pedido seja apresentado, são necessárias 41 assinaturas.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que não assinou e não pretende assinar o pedido de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Para ele, a proposta é inviável, já que seriam necessários ao menos 54 votos no Senado para aprovar a saída de um ministro da Corte, algo que considera politicamente impossível no cenário atual.
“Não assinei e não vou assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre. É uma pauta sem chance de avançar. Em 32 anos de vida pública, aprendi a ser pragmático. Não perco tempo com algo que sei que não terá êxito”, declarou o parlamentar.
Ciro também rebateu a mobilização da oposição nas redes sociais em torno da coleta de assinaturas, afirmando que, mesmo com apoio expressivo, a decisão de levar adiante o processo cabe exclusivamente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). “Pode chegar com 80 assinaturas que ele não abre. É uma prerrogativa exclusiva do presidente do Senado. Então, não vejo sentido em alimentar essa expectativa”, disse.
Nos bastidores do Congresso, parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro pressionam para que o impeachment de Moraes seja colocado em pauta. Eles têm promovido manifestações nos plenários da Câmara e do Senado, exigindo a abertura do processo como condição para desobstruir votações. Apesar de já reunirem cerca de 41 assinaturas, esse número só teria impacto se Alcolumbre decidisse levar o caso adiante, o que, segundo Ciro, é pouco provável. No estágio final do processo, seriam necessários 54 votos favoráveis, para que um ministro do STF seja afastado do cargo.
