*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, alertou a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e acerca dos problemas do descarte inadequado de lixo, neste final de semana, durante a limpeza no igarapé da Cachoeirinha, localizado na zona Sul de Manaus. “É responsabilidade de todos cuidar da cidade. A prefeitura faz a parte dela, a população precisa fazer sua”, disse o gestor.
De acordo com a pasta, um dos principais focos da ação foi a retirada do lixo nas margens e no leito do córrego. A iniciativa envolveu ainda serviços de poda, capina visando melhorar a qualidade ambiental e a saúde pública na região. Com o trabalho, espera-se reduzir os impactos negativos causados pelo descarte inadequado de materiais.
Problemas do descarte incorreto
Segundo a Prefeitura de Manaus, a coleta e destinação correta dos resíduos sólidos são fundamentais para evitar a contaminação da água, a proliferação de doenças e a obstrução do fluxo natural do igarapé.
Para Reis, agora é esperado que a população se conscientize sobre a importância de preservar os recursos e se engaje cada vez mais em práticas sustentáveis, contribuindo para a construção de uma cidade mais limpa, saudável e ecologicamente equilibrada.
“É responsabilidade de todos cuidar da cidade, dos rios e igarapés. A prefeitura faz a parte dela, a população precisa fazer sua. O prefeito David Almeida determina que a gente cuide da cidade e das pessoas”, disse o secretário da pasta, Sabá Reis.
Ações de limpeza em manaus
Segundo a administração municipal, o trabalho no igarapé da Cachoeirinha faz parte de um conjunto de iniciativas para a promoção da sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos moradores. Além disso, a obra mostra compromisso em proteger o meio ambiente e garantir um ambiente saudável e harmonioso.
A expectativa é de que outras ações como essa sejam realizadas em diferentes áreas da cidade, promovendo uma transformação positiva em Manaus.
