*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com o tema “Saúde digital: competências e habilidades para o ensino, pesquisa, extensão e assistência de enfermagem na atualidade”, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu início, nessa quinta-feira (15), a XXII Semana de Enfermagem. O evento, que segue até esta sexta-feira (16), reúne a comunidade acadêmica, oferece palestras, exposições e interações sobre diversos tópicos da área da saúde, com convidados nacionais e internacionais.
As atividades começaram no dia 13 de maio, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), com a XVI Mostra Científica, que incluiu minicursos, formações práticas, discussões científicas e oficinas. O objetivo é promover o compartilhamento de conhecimentos e práticas entre docentes, discentes e profissionais de enfermagem, focando nas tecnologias digitais.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a relevância da temática, enfatizando a importância de integrar tecnologias à saúde. “Devemos usar essas ferramentas como facilitadoras, mas sempre ouvindo o paciente e toda a equipe envolvida”, afirmou.
Durante a solenidade, os representantes celebraram a conquista do curso de Enfermagem, que obteve a nota máxima (conceito 5) no Enade de 2023. O exame avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos e competências adquiridas, sendo essa conquista um motivo de grande celebração para a comunidade acadêmica.
O Prof. Dr. Darlisom Ferreira, Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, também ressaltou essa conquista: “É um momento de celebração para todos os estudantes e para o colegiado. O curso comemora o terceiro 5 consecutivo na avaliação do Ministério da Educação”.
Estiveram presentes na mesa de honra: a coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Dra. Alessandra Cristina da Silva, a Prof.ª Dra. Gisele Torrente, coordenadora do evento, o Prof. Dr. Manoel Luiz Neto, coordenador de qualidade da ESA, e Janaína Dias, acadêmica de Enfermagem.
