*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um criminoso assalta uma mulher em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Família N 52, na zona Norte de Manaus, que estava com o portão fechado após o horário de abertura e sem presença da Guarda Municipal.
Segundo informações, o crime ocorreu no dia 12 de setembro deste ano, às 7h21. A unidade fica localizada na rua Chade, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Uma matéria divulgada pela Revista Cenarium aponta que o suspeito já cometeu outros roubos em frente à mesma unidade, que não possui patrulhamento municipal.
Nas imagens, uma mulher aparece aguardando em frente ao portão da UBS quando o suspeito, de camisa cinza, passa em uma motocicleta. Um tempo depois, ele retorna com o veículo e para em frente ao local, exigindo o celular da vítima. Após ser assaltada, a mulher continua aguardando a liberação para entrar na unidade.
Este não é o primeiro caso de violência em uma unidade de saúde sob a gestão da prefeitura de Manaus. No dia 11 de setembro, uma mulher grávida identificada como Eliana Rodrigues de Souza, de 24 anos, foi morta a tiros na UBS Deodato de Miranda Leão, na avenida Presidente Dutra, bairro Glória, na zona Oeste da capital.
O suspeito teve acesso à unidade, que também não possui patrulhamento, e gritou o nome da vítima, em seguida ela correu, porém foi atingida por disparos de arma de fogo. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Guarda Municipal
Um levantamento feito pela agência Fiquem Sabendo, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), aponta que Manaus é a capital com o menor número de agentes da Guarda Civil Municipal na ativa. Com pouco mais de 300 guardas municipais, o efetivo é o menor entre 18 capitais brasileiras.
Em outubro de 2023, David Almeida anunciou um investimento no valor de R$ 10 milhões destinado à reestruturação e modernização da Guarda Municipal. Os recursos foram oriundos de emenda do senador Eduardo Braga (MDB), aliado político e apoiador da candidatura à reeleição de Almeida.