*Alice Almeida – Dia a Dia On-line
Paralisado, o campeonato amazonense de futebol segue sem um campeão oficial e sem previsões de retomada para 2020. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) continua com reunião pendente com os clubes para oficializar uma decisão.
Na última reunião, ocorrida ainda em 20 de março, não houve unanimidade entre os clubes. Seis votaram pelo cancelamento da competição (EC Iranduba, Fast Clube, Nacional, Manaus FC, Princesa do Solimões, São Raimundo EC), enquanto dois clubes votaram pelo encerramento (Amazonas FC e Penarol AC).
Ou seja, caso a FAF decida pela maioria dos votos, o campeonato deste ano será anulado. Por outro ângulo, se a Federação resolver considerar a última classificação antes da paralisação dos jogos, o Amazonas FC poderia se tornar o campeão, com 15 gols de saldo no placar geral.
Para o Manaus FC, a final do primeiro turno foi a decisória. Com a goleada de 4 a 1 contra os Onça Pintada, o Gavião do Norte declara que, mesmo que o campeonato 2020 seja encerrado, o Manaus deve ser o campeão, pois “o Regulamento Específico da Competição (REC) não prevê pontos corridos ou pontuação geral”, segundo nota publicada pelo time.
Durante esse período de incerteza sobre o Barezão, como é chamado o campeonato, oito clubes que disputam o amazonense encontram-se afetados pela crise da pandemia. Ao todo, 16 times profissionais locais são federados pela FAF.
Bola dentro
Enquanto o número de casos de Covid-19 no Amazonas continua preocupante, os clubes locais criam alternativas para driblar a crise financeira e, ao mesmo tempo, garantir a diversão dos torcedores.
O Manaus FC, por exemplo, criou um plano de sociotorcedor exclusivo e por tempo limitado, além de outros planos que já eram oferecidos. O programa de apoio já conta com mais de 400 inscritos, e garante um mega sorteio caso atinja a marca de 500 até o fim de junho.
Para o diretor do Gavião, Rodrigo Novaes, a meta é que esse número continue crescendo para chegar ao patamar que um time de Série C merece. “Para um clube do Amazonas o número é bom, mas para a realidade de um clube de Série C, à nível de campeonato brasileiro, a realidade tá muito longe ainda. Então a gente torce para que o número venha a crescer, para ajudar muito mais a equipe”, contou.
Já o Amazonas FC completou o seu primeiro ano no último dia 23 de maio. Para comemorar, a Onça Pintada da Zona Leste sorteou cinco camisas e um acesso vitalício aos fãs que enviaram vídeos pelas redes sociais.
O clube se destaca por uma trajetória curta, mas de muitas conquistas, incluindo o troféu da Série B estadual em 2019. Como parte das comemorações, o Amazonas deu início a campanha solidária “Comemorar a vida é o nosso maior gol”, arrecadando doações para ajudar instituições de caridade durante a pandemia.
Quando voltaremos a ver os times em campo, ainda não se sabe. De acordo com o plano de reabertura do Governo, eventos como partidas de jogos esportivos e shows não possuem data para voltar a acontecer.