*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, nesta quinta-feira (21), uma convenção em São Paulo (SP), onde aprovou por unanimidade a chapa Lula-Alckmin que deve concorrer à Presidência da República nas Eleições 2022.
Além disso de homologar a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), na convenção partidária também também foi Aprovada a coligação entre PT e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
O evento foi fechado e contou com a presença apenas de integrantes do partido e da imprensa, o próprio Lula não estava no evento, isso porque o ex-presidente está cumprindo agenda política em Pernambuco.
A chapa Lula-Alckmin foi aprovada por unanimidade dos presentes; participaram 16 dos 18 membros da executiva da Federação. A decisão desta manhã foi precedida pelas convenções dos partidos PCdoB (ontem) e PT e PV nesta manhã.
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, foi quem conduziu a reunião. Ela afirmou que a coligação do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil (com PT, PCdoB, PV, PSB, Psol, Rede e Solidariedade) foi formalizada, mas ainda pode receber outros partidos que se interessarem em fazer parte.
“Aprovamos a nossa coligação de sete partidos, mas também delegamos à Executiva Nacional da federação poderes para discutir com outros partidos que possam querer integrar. Falamos sobre a importância da construção da unidade do campo político que estamos representando”, afirmou Gleisi. “É muito importante que a gente tenha esse movimento na política dos democratas, dos progressistas”.
Por acordo com os membros do movimento ‘Vamos Juntos pelo Brasil’, o presidente Lula participará apenas da convenção do PSB, dia 29, em Brasília, que confirmará Alckmin na vice-presidència.