Molhos são essenciais na cozinha. Eles são capazes de harmonizar os ingredientes, além de destacar ou contrastar alimentos como massas, carnes ou petiscos.
Pensando nisso, o Metrópoles reuniu as receitas mais acessadas de 2020 quando o assunto é molho. No cardápio, opções variadas como o pesto, o molho branco, o marinara e outros. Confira!
Molho secreto do entrecôte
O molho secreto do entrecôte é um mistério para muita gente, mas produzi-lo em casa é mais fácil do que parece, basta seguir essa receita. Confira os passos:
Ingredientes
– 300 g de entrecote (ancho ou filé de costela, são todos a mesma parte)
– 1 gema
– 2 colheres de cebola finamente picadas
– 1 colher de sopa de estragão finamente picado
– 100 g de manteiga derretida morna
– 1 colher de sopa de mostarda
– 1/2 filé de anchova em lata finamente picado
– sal e pimenta o quanto baste
– 1/2 xícara de conhaque
Preparo
Tempere o entrecôte com sal e pimenta e sele na frigideira funda, finalize a carne no forno. Nessa mesma frigideira, adicione a cebola até que doure, em seguida a anchova, o conhaque e deixe esse evaporar, acrescente o estragão e a manteiga morna e retire do fogo.
Em um bowl, misture bem a gema com a mostarda e vá acrescentando a mistura da frigideira em fio, batendo bem com um batedor ou batedeira, emulsionando. Pare quando toda a mistura da frigideira já tiver virado um creme com a gema e a mostarda. Caso ache que está muito espesso, acrescente um pouco de água filtrada. Corrija o sal e sirva.
Molho marinara (de tomate) clássico e fácil
O molho marinara é muito parecido com os atomatados vendidos no Brasil (um dos mais famosos é o Pomarola). Trata-se de um preparo simples, mas muito saboroso e que pode ser congelado. Confira o passo a passo da receita:
Ingredientes
– 2 latas de tomate pelatti
– 3 dentes de alho descascados
– 1 cebola sem casca partida em quatro
– 1 colher de sopa de orégano seco
– azeite a gosto
Preparo
Em uma panela em fogo médio, com azeite, doure o alho e a cebola, acrescente os tomates e o orégano e deixe no fogo mais baixo possível. Mexa de 5 em 5 minutos para evitar que o fundo queime. Deixe cozinhar por cerca de uma hora ou até que todos os ingredientes estejam desmanchados e corrija o sal. Se desejar, depois de frio, dê uma leve processada no molho, caso ache que há pedaços muito grandes. Pode ser congelado.
Molho pesto prático e perfeito com 4 ingredientes
Pesto é um dos molhos mais tradicionais da gastronomia italiana. Prático, pode ser usado como pasta em torradas, como tempero em saladas e como molho de massas. Esta receita te dá todas as dicas de como preparar o pesto perfeito. Confira o passo a passo:
Ingredientes
– 1 maço de manjericão desfolhado
– 2 castanhas-do-pará picadas
– 1 xícara de queijo parmesão ralado
– 1 xícara de azeite
Preparo
Pique as castanhas e toste em uma frigideira. Ferva água e coloque as folhas de manjericão, conte 30 segundos, escorra e jogue as folhas na água gelada. Isso garante um verde mais agradável para a erva. Esprema bem a água e leve todos os ingredientes ao liquidificador. Processe até que fique uma pasta verde homogênea. Tempere com sal, azeite e pimenta do reino.
É possível congelar o molho e ir usando aos poucos, dura três meses no freezer.
Molho branco clássico que vai bem com qualquer massa
O molho branco é versátil. Serve para gratinar, fazer massas, base para outros molhos e é fácil de preparar. Seu nome clássico é molho bechamel. Confira o passo a passo da receita:
Ingredientes
– 500ml de leite
– Meia cebola
– 1 cravo
– 1 folha de louro
– Noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto
– 80g de manteiga
– 80g de farinha de trigo
Preparo
Faça um corte na cebola e prenda nela uma folha de louro e espete o cravo. Coloque em uma panela com o leite, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
Enquanto esquenta, em uma frigideira à parte, em fogo médio, cozinhe a manteiga e o trigo juntos até que fiquem com uma coloração dourada. O nome disso é roux, um espessante muito usado na cozinha.
Quando o leite ferver, abaixe o fogo e adicione o roux aos poucos e mexendo bem para não formar grumos. Quando estiver um creme, retire do fogo.
Molho tártaro caseiro e simples
O molho tártaro é um dos molhos à base de maionese mais clássicos que existe. A receita que ensino aqui é a básica, muitos gostam de acrescentar cenoura e salsão em cubos e incrementar com especiarias. Fica a seu gosto. Confira o passo a passo:
Ingredientes
– 1 xícara de maionese
– 1 colher de chá de estragão finamente picado
– 1 colher de chá de salsinha finamente picada
– 1 colher de sopa de suco de limão
– 1 colher de sobremesa de picles de pepino picado finamente
– sal e pimenta a gosto
Preparo
Misture todos os ingredientes em uma tigela e deixe assentar os sabores na geladeira por meia hora. Sirva com frituras e peixes.
Molho bolonhesa caseiro e sem mistério
Pouca coisa traz tantas memórias afetivas como uma boa macarronada à bolonhesa. Embora haja uma receita clássica registrada na câmara do comércio de Bolonha, praticamente toda família tem a sua receita. Aqui, compartilho com vocês a minha própria versão.
Dica: o molho pode ser congelado e dura até três meses no freezer.
Ingredientes para 4 pessoas
– 400g de papardele
– 300g de carne moída
– 300g de lombo suíno moído
– 1 cebola finamente picada
– 1 cabeça de alho finamente picada
– 1 cenoura finamente picada
– 1 talo de salsão finamente picado
– 1 abobrinha italiana finamente picada
– 2 xícaras de molho de tomate
– sal, pimenta-do-reino e noz-moscada quanto baste
– 1 xícara de folhas de manjericão fresco
Preparo
Em uma panela grande, doure bem as carnes moídas, retire da panela. Refogue na ordem alho, cebola, salsão, cenoura e abobrinha. Devolva a carne, o manjericão e adicione o molho de tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por no mínimo uma hora, mexendo de dez em dez minutos para não queimar o fundo. Se secar demais, adicione água. Cozinhe o papardele em água com sal e retire da panela antes de estar al dente. Finalize seu cozimento no próprio molho. Sirva com queijo ralado.