*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Com o tema ‘Eu sou porque nós somos’, o Boi Garantido celebra, na segunda noite de Festival Folclórico de Parintins, neste sábado (01), a diversidade da vida na Amazônia: gênero, religiosidade e cultura.
O Garantido fala da identidade de trabalhadores, LGBTQIAPN+, negros, mestiços, indígenas, mulheres, caboclos e todos os que formam a memória social da Amazônia.
“As correntes da subserviência se quebraram para que mãos voluntariamente pudessem se unir. A humanidade é um presente para todos todas nós. Saibamos mantê-la existindo, resistindo e vendo as diferenças como valor. Terra de leite e mel, dos gente-floresta, quintal amocambado. São variadas as denominações dadas pelos povos que por aqui vivem e que lutam pelo seu direito de permanecer vivendo. Essa mãe alimentou a diversidade com amor. Gratos por viver no coração dela. Somos gratos por nossa “amazonidade”. Esta noite vamos celebrar a relação entre nós e a alteridade. Alteridade que nos tornou gente, tornou afinal, eu sou porque nós somos!”, declarou a equipe do bumbá nas redes sociais.