*Da Redação – Dia a Dia On-line
Dois secretários da Prefeitura de Manaus, do alto escalão, além de assessores e empresários aparecem na lista de vacinados divulgados pela Prefeitura de Manaus nesta sexta-feira, dia 22 e identificados pela reportagem do Dia a Dia On-line. Entre eles, a secretária municipal de Saúde, Shádia Hussami Hauache Fraxe, o secretário de Limpeza Pública, Sebastião da Silva Reis, os assessores da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) Clendson Rufino Ferreira e Stênio Holanda Alves e o empresário Bento Martins e sua esposa, Jane Soares Pereira, ambos são proprietários da empresa JSP Serviço de Alimentação e Limpeza, que fornecem alimentos para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Confira a lista: Lista-de-vacinados-Manaus-PMM-21-01-2021
A lista foi entregue pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE).
Os dois secretários e os assessores foram vacinados na Unidade Básica de Saúde Santos Dumont, na zona oeste de Manaus, e seus nomes estão na lista parcial de imunizados. A secretária Shádia, que é médica, aparece como “trabalhador de saúde” no grupo prioritário e como “médico” no grupo de atendimento. O secretário e os assessores são identificados como “trabalhador de saúde” no grupo prioritário e como “outros” no grupo de atendimento.
A secretária Shádia Fraxe é mulher do deputado estadual Abdala Fraxe, tem 51 anos, e é especialista em Medicina da Família, Comunidade e Atenção Primária, e exerce o cargo de secretária desde o dia 1° de janeiro deste ano.
Já Sabá Reis é ex-deputado estadual, tem 65 anos. Pelos critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização, ele só teria direito à vacina no segundo grupo prioritário.
Os assessores da Semsa Clendson Rufino Ferreira e Stênio Holanda Alves foram nomeados no dia 15 deste mês, em cargo comissionados. O primeiro, foi nomeado como Assessor II e o segundo, como Assessor I.
Até 2017, Clendson Ferreira era chefe do Centro de Estudos Econômico-Tributários da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). Stênio Alves é advogado.
Ainda na lista, aparece o nome e CPF do dono de uma das maiores fornecedoras de alimentos para a Seduc, Bento Martins de Souza – CPF: 407. 618.002-04, aparece na relação de vacinados. Além de Bento, também aparece o nome da mulher dele, proprietária da empresa JSP Serviço de Alimentação e Limpeza, Jane Soares Pereira – 801.050.762- 87.
A relação mostra que o empresário foi vacinado na última quarta-feira (20), no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, e se encaixa no grupo de trabalhadores de saúde. Bento é sócio de uma empresa que tem o capital social de R$ 6 milhões, a Bento Martins de Souza Eireli (CNPJ – 03.090.004/0001-04).
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em nota, neste sábado, dia 23, o prefeito de Manaus, David Almeida, reafirmou que existe transparência no processo de vacinação contra a Covid-19 e que não admitirá e nem compactuará com eventuais atos individuais de favorecimento à prioridade definidas pelo Ministério da Saúde para a fila da vacinação.
Registra ainda que a construção da lista de vacinação das redes de média e alta complexidade, do governo do Estado (Hospitais, SPAs e UPAs) são de inteira responsabilidade dos gestores das respectivas unidades de saúde.
Desde já, o prefeito de Manaus anuncia a criação de uma Comissão de Ética e Disciplina para apurar e impor as sanções cabíveis no âmbito municipal.