Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) omitir dados sobre Covid-19 no Brasil no site oficial do Ministério da Saúde, secretários de Saúde resolveram lançar uma plataforma paralela com números de casos do novo coronavírus.
De acordo com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que reúne gestores de todo o País, o site será atualizado diariamente às 17h, cerca de 4 horas mais cedo do que a divulgação feita pelo Ministério da Saúde, desde a última quinta-feira (04).
As mudanças no site oficial do governo teriam sido feitas, a pedido de Bolsonaro, para impedir que os principais telejornais noturnos divulgassem os dados atualizados sobre Covid-19. Como alternativa, a Rede Globo fixou o quadro “Plantão” para comunicar os números em tempo real.
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou, no sábado (6), procedimento extrajudicial para apurar porque o Ministério da Saúde mudou a forma de divulgação dos dados do novo coronavírus no Brasil. Desde a última sexta-feira (5), a pasta também parou de divulgar os números totais da contaminação no painel oficial e passou a divulgar apenas os números diários.
Covid-19
Neste domingo (07), o novo site do Conass registrou 680.456 casos de Covid-19 no país, sendo 30.164 novos casos. O número de mortes aumentou mais 1.116, com total de 36.151.
Já o painel do Ministério da Saúde dá ênfase para os 283.952 pacientes recuperados da doença até agora. Segundo o site, o número de novos casos era de 18.912, além de 525 novas mortes confirmadas.