*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Falando da cidade de Vilnius, na Lituânia, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que é evidente que a Rússia havia tomado uma decisão e estava se posicionando para realizar um ataque à Ucrânia.
“Eles estão se desenrolando e, agora, [estão] prontos para atacar”, disse Austin. Se você olhar para a posição em que eles estão hoje, é aparente que [Putin] tomou uma decisão e eles estão se movendo para as posições certas para conduzir um ataque”.
Austin reiterou comentários anteriores do presidente dos EUA, Joe Biden, de que o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu invadir o país vizinho. A fala de Biden veio depois de semanas em que os EUA disseram que não havia uma decisão definida por parte da Rússia.
Austin e outros nos EUA continuam dizendo que a diplomacia ainda é possível, e ele acrescentou: “Acredito que devemos tentar até o último minuto, até que não seja possível”.
Nesta sexta-feira (18), o presidente Biden disse acreditar que as forças russas pretendiam atacar a Ucrânia “na próxima semana” ou antes, e que um ataque terá como alvo a capital ucraniana de Kiev. “A partir deste momento, estou convencido de que ele tomou a decisão”, disse Biden durante comentários na Casa Branca.
Em discurso na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, afirmou que o país irá impor “sanções sem precedentes” a bancos e indústrias russos em caso de invasão à Ucrânia.
*Com informações da CNN Brasil