*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na segunda edição do programa Governo Presente, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou mais de 1,3 mil atendimentos. Durante a ação, que ocorreu no sábado (02/04), na Escola Estadual Frei Mario Monacelli, na zona norte de Manaus, o foco da pasta tem sido na atualização cadastral e emissão de carteirinha para garantir acesso ao Passe Livre Estudantil.
Ao final do dia, foram 200 carteirinhas emitidas. O restante dos atendimentos foi dividido entre a atualização cadastral, agendamento para ida ao Sinetram e dúvidas sobre serviços da rede pública estadual de ensino. A oferta de atendimentos é realizada através da central de atendimento da pasta, a Seduc Atende.
A secretária de Educação, Kuka Chaves, frisa que esta é uma grande conquista da classe estudantil.
“O governador Wilson Lima pôs em prática, junto à Prefeitura, esta gratuidade que sempre foi almejada pelos estudantes, e hoje estamos auxiliando aqueles que estavam com dificuldades em atualizar os dados e garantir o benefício”, destacou a secretária.
As irmãs Sara e Raiane de Sousa Santos, da Escola Estadual Osmar Pedrosa, foram beneficiadas com a emissão da primeira via da carteirinha e, agora, terão acesso ao benefício do Passe Livre, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus.
Sara, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, contou que com o cartão poderá investir ainda mais nos estudos. “O Passe Livre vai me ajudar muito, eu poderei fazer cursos e reforço agora, além de que não precisarei mais andar tanto para chegar na escola”, diz Sara.
A mãe da aluna, Elessandra Gomes de Sousa, comenta como a ação de emissão, atualização e entrega do passe, uma parceria da Seduc com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), auxilia a população.
“Eu fico muito grata por ter esse serviço de maneira mais acessível, pois estou sem condições de pagar o valor inteiro do ônibus no momento. Com isso, agora, minhas filhas poderão chegar bem na escola e eu poderei ajudar nos estudos delas”, reitera a mãe.