Search
booked.net
Search
Close this search box.

Seca no Amazonas: Rio Madeira fica abaixo de 2 metros e tem pior agosto em quase 60 anos

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Em um período de estiagem extrema, o rio Madeira atingiu a cota média de 1,80 metro nesta sexta-feira (22) em Porto Velho. O número é o menor já registrado no mês de agosto em 57 anos, desde que os níveis começaram a ser registrados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Considerando o nível do fim de julho, o rio baixou cerca de 60 centímetros em uma mês e se manteve abaixo de 2 metros pela primeira vez em 2024.

Em julho o Madeira já havia batido uma sequência de mínimas históricas e o mesmo foi observado pela SGB em agosto. Por poucos dias o nível do rio esteve acima das mínimas já observadas desde 1967, início da série histórica.

Na maior parte do ano o rio se manteve abaixo da zona de normalidade e por várias vezes ultrapassou as mínimas já observadas historicamente.

Em 2023, a estiagem também causou mínimas históricas para o Madeira. O rio desceu para níveis críticos, até chegar a cota de 1,09 metro: o menor nível da história. O registro aconteceu no dia 5 de novembro, às 4h.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.