Search
booked.net
Search
Close this search box.

Seca em Roraima e greve no Ibama faz Amazônia bater recorde de incêndios em fevereiro

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O número de focos de calor no estado de Roraima mais que dobrou de janeiro para fevereiro deste ano. Até 27 de fevereiro, o Inpe detectou 2.605 focos ativos de queimadas no estado, quase o total de focos registrados em todo ano de 2023: 2.659. Atualmente, o estado responde por 29,8% dos registros de focos de incêndio no país, à frente do Mato Grosso e do Pará, além de representar 53% de todos os focos registrados na Amazônia.

O alastramento do fogo é explicado pela seca intensa que atinge Roraima, agravada pelo fenômeno climático El Niño. As queimadas tem avançado inclusive sobre as terras indígenas Yanomami, Raposa Serra do Sol e São Marcos. À imprensa, o tuxaua Cesar da Silva afirmou que o ano está “atípico”.

“Desde o ano passado a gente tem sentido essa mudança muito grande. O ar está… a umidade está muito baixa e isso também tem acarretado problemas de doença nas famílias, principalmente nas crianças, e realmente a quentura ela está fora do normal”, disse

A pesquisadora Ane de Alencar, diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), escreveu para o Observatório do Clima que a tendência de focos na Amazônia inteira, não só a brasileira, “aumentou bastante neste período. Tudo leva a crer que essa anomalia é por conta do clima”.

Ação criminosa e greve

Além dos problemas climáticos, existem fortes suspeitas de que grupos criminosos continuam invadindo a floresta e praticando queimadas, desmatamento e degradação ambiental. O Ibama, órgão que cuida da questão, está com a maior parte dos servidores em greve há meses.

As categorias cobram reestruturação de carreira e reajustes. Nas últimas semanas, trabalhadores do Ibama passaram a criticar duramente a ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão, por aprovar aumento salarial para policiais enquanto nega os pedidos dos agentes ambientais.

“[A] suspensão é uma resposta direta à falta de ação e suporte efetivo aos servidores e às missões críticas que desempenhamos. [Além disso], essa suspensão das atividades externas terá impactos significativos na preservação do meio ambiente e atribuímos isso aos dez anos de total abandono da carreira do serviço público que mais sofreu assédio e perseguição ao longo do governo anterior e ainda não foi definitivamente acolhida e valorizada pelo atual”, diz documento de greve publicado em janeiro.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.