Search
booked.net

Saullo Vianna é nomeado por David Almeida como secretário de Assistência Social de Manaus; deputado já foi alvo do MPAM

Foto: Reprodução/Instagram

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Nesta segunda-feira (30), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou a nomeação do deputado federal Saullo Vianna (UB) como novo titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Vianna vai substituir Dermi Rayol e sua posse está prevista para o início de janeiro de 2025. Além disso, com a nomeação, Pauderney Avelino (UB) reassume mandato na câmara dos deputados como suplente, após um período de afastamento. Saullo Vianna já foi alvo de operação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) que investigou crimes de fraude à licitação no município de Presidente Figueiredo.

A relação entre David Almeida e Saullo Vianna se intensificou durante as eleições municipais de 2024, onde o parlamentar foi um dos principais articuladores da campanha de Almeida, participando ativamente de eventos e caminhadas.

Em outubro deste ano, uma matéria veiculada pela Revista Cenarium, apontou que Pauderney Avelino estava articulando o comando da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para Saullo Vianna, após retorno de Fausto Júnior (UB) para a Câmara dos Deputados. Na época, Vianna afirmou que as chances de assumir a secretaria eram “zero”. A Seminf continua sob o comando de Renato Júnior, que foi eleito vice-prefeito ao lado de David Almeida nas eleições deste ano.

Entre os desafios que Saullo Vianna irá enfrentar no comando da pasta, será a implementação da “Cidade do Autista”, que prevê a criação de um espaço dedicado ao acolhimento e apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Investigação MPAM

Conforme matéria divulgada pelo g1, em fevereiro de 2021, Saullo Vianna, então deputado estadual, foi um dos alvos da Operação Cachoeira Limpa, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que investigou crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Além do parlamentar, foram alvos da operação o ex-prefeito de Presidente Figueiredo Romeiro José Costeira Mendonça (2017 a 2020), o ex-vice-prefeito Mário Jorge Bulbol Abrahão, o ex-secretário de finanças Jander de Melo Lobato, o ex-presidente da comissão permanente de licitação Jender de Melo Lobato, entre outros servidores públicos e empresários.

Atualmente, Jander Lobato é vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM) pelo PSD e foi reeleito nas eleições municipais deste ano com 7.755 votos. Já Jender Lobato, irmão do vereador reeleito, assumiu em junho deste ano a Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), durante o primeiro mandato de David Almeida.

O MPAM apontou na época que o grupo era suspeito de fraudar processos de licitação, causando prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos do município de Presidente Figueiredo.

Após a realização da operação, Saullo Vianna, por meio de nota à imprensa, afirmou que nenhuma acusação foi comprovada e que iria colaborar para que tudo fosse esclarecido.

Leia mais:

Saullo Vianna assume a presidência do Nacional FC para o triênio 2025-2027

Pauderney Avelino articula comando da Seminf para Saullo Vianna: verba da pasta será de R$ 881 milhões 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.