*Da Redação Dia a Dia Notícia
O vereador Sassá da Construção Civil (PT) e do deputado federal José Ricardo (PT-AM) apontaram irregularidades cometidas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo coronel Alfredo Menezes (PL) durante a motociata realizada em Manaus no fim de semana. Ambos estavam sem capacete durante o percurso do evento. Sassá usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para cobrar a aplicação de multa a Bolsonaro e Menezes.
“Aqui em Manaus é proibido andar sem capacete, se você for pego sem capacete, você é multado. Aí aquele lambanceiro, o coronel Menezes, junto com o presidente da República, outro irresponsável também, andando sem capacete na cidade. Que bom exemplo tá dando para a população?”, disse o vereador.
O parlamentar pediu erroneamente ao Sinetram, e depois corretamente ao Manaustrans, órgão responsável pelas multas de trânsito, para comprovar se os dois foram multados ou não e disse que “se não tiver a multa, a população pode andar sem capacete. A lei é para todos!”.
Ainda no sábado (18/06), data da motociata, José Ricardo questionou a atitude de Menezes e Bolsonaro e questionou se algum agente de trânsito lhe aplicou alguma multa, “ou só vale para os demais motoristas?”.
Bolsonaro na motociata em Manaus sem usar capacete. Será que algum agente de trânsito lhe aplicou alguma multa? Ou só vale para os demais motoristas?
— Zé Ricardo (@ZeRicardoAM) June 18, 2022
Conduzir uma motocicleta sem usar capacete é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode acarretar em uma multa de R$ 293,47 e sete pontos da carteira de habilitação. O motorista também pode receber a mesma punição caso o passageiro esteja sem capacete.