*Especial do Dia a Dia Notícia
O eleitorado de Manaus foi às urnas neste domingo (6) para escolher os 41 vereadores que irão ocupar a Câmara Municipal de Manaus (CMM) pelos próximos quatro anos. Sargento Salazar (PL) foi o candidato mais votado, com 22.486 mil votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo 99% dos votos apurados. Zé Ricardo (PT) foi o segundo colocado, com 17.342 mil votos, seguido por Thaysa Lippy (PRD), com 16,052 mil votos.
Sargento Salazar (PL) é policial militar, empresário e youtuber. É natural de Manaus e possui 41 anos. Ficou conhecido nas redes sociais após publicar diversos vídeos de abordagens policiais e encenações envolvendo situações de crime. Tem um podcast chamado Salazarcast, onde entrevista membros das forças policiais.
“Pra quem não me conhece, sou o Sargento Salazar, acostumado a derrubar malandro na bala. O meu compromisso é com você que sofre não só com a falta de segurança, mas com a oportunidade de uma vida melhor, e conto com o seu apoio para enfrentar o inimigo maior”, disse em propaganda eleitoral.
Salazar concorreu também nas eleições de 2020 para vereador pelo partido Patriota, e em 2022 para deputado estadual pelo PMN. Na campanha eleitoral deste ano, recebeu apoio de nomes da extrema direita, como Capitão Alberto Neto e Pablo Marçal. Possui mais de 900 mil inscritos no Youtube e 600 mil seguidores no Instagram.
Zé Ricardo (PT) é economista, advogado, conhecido como o “homem da kombi”. Foi deputado federal de 2019 a 2023, deputado estadual de 2011 a 2019, e vereador de Manaus de 2005 a 2011. Em 2023, assumiu o cargo de coordenador-geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Amazonas.
O político é natural de Montenegro, município do Rio Grande do Sul, mas mora em Manaus desde a infância. É filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1995 e é membro da Igreja Católica. O petista já foi professor universitário de Economia, ex-presidente do Conselho Regional de Economia AM/RR e desde 1989 presta Consultoria Econômica para empresas do Pólo Industrial de Manaus.
Dentre as suas principais defesas e lutas enquanto vereador em Manaus, destacam-se o projeto da meia-passagem, transparência da tarifa de ônibus, licitação e melhoria do sistema de transporte; projetos para bibliotecas, emendas no orçamento para construção de escolas, denúncias de falta de merenda; cobrança por uma política habitacional do Município, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida; questionamento na Justiça sobre o reajuste da água e sobre a falta de água para a população; e luta pela melhoria no atendimento básico de saúde.
Thaysa Lippy (PRD) é natural de Manaus, empresária, advogada e tem 31 anos. Em 2020, foi eleita com 6.736 para o seu primeiro mandato na CMM. É filha do deputado estadual Felipe Souza e neta do Luizinho Souza, ex-vereador de Manaus.
A vereadora tem atuado pelos direitos das pessoas com autismo, em que se dedica a conscientizar a população sobre a importância da inclusão dessas pessoas na sociedade e na vida pública, defendendo políticas públicas que ofereçam apoio aos autistas e suas famílias, como a implementação de escolas inclusivas e a criação de centros de atendimento especializado.
Além disso, Thaysa tem trabalhado pela inclusão de pessoas com deficiência, garantindo acesso a serviços básicos e lutando para que suas necessidades especiais sejam consideradas em todas as políticas públicas. Também é defensora dos direitos das mulheres e das crianças, buscando garantir acesso a serviços de saúde e educação de qualidade, proteção contra a violência doméstica e o assédio sexual, e a proteção contra o abuso e a exploração infantil.