Search
booked.net
Search
Close this search box.

São Paulo registra transmissão comunitária da variante Ômicron

Foto: Reprodução

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) confirmou que o município já trata a transmissão da variante Ômicron como comunitária. Só na última quarta-feira (15/12), a Secretaria Municipal de Saúde registrou sete novos casos da variante. Segundo a pasta, as pessoas se infectaram após contato com um idoso de 67 anos que não tinha histórico de viagem ao exterior.

O anúncio foi feito pelo prefeito durante um evento de entrega de moradias populares. O chefe do executivo paulistano também informou que 300 pessoas sob suspeita de terem se infectado com a variante estão sendo monitoradas. O grupo teria participado de uma festa na qual o idoso infectado também estava.

“Todos [sete confirmados] estão assintomáticos, o que nos faz entender, e ainda não está concluído, que é uma variante de transmissibilidade grande, porém, que não tem efeitos de saúde como a gente viu em variantes anteriores”, disse o prefeito.

Apesar de Ricardo Nunes falar em transmissão comunitária, a Secretaria de Saúde ainda não confirmou oficialmente a informação. Em nota, a pasta afirmou que “as novas confirmações estão restritas a pessoas que mantiveram contato com pacientes diagnosticados, situação tecnicamente denominada como ‘cluster localizado'”.

Com os novos casos, o estado de São Paulo passa a ter 13 pessoas infectadas pela nova cepa. O crescente número de casos fez com que as companhias aéreas passassem a exigir o passaporte de vacina, tornado obrigatório nas últimas semanas após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

*Com informações de Folha de S. Paulo

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.