*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Dia dos Avós, comemorado neste sábado (26), tem origem na tradição católica e está ligado à celebração de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. A data foi instituída no século XX pelo Papa Paulo VI como forma de homenagear essas figuras religiosas e destacar a importância dos avós na vida familiar.
Segundo a tradição católica, ambos os santos, chamados padroeiros dos avós, foram pessoas de profunda fé e confiança em Deus. O casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Joaquim e Ana que viviam uma vida de fé e de temor a Deus foram, então, abençoados com o nascimento de Maria.
Os santos também são lembrados por terem educado Nossa Senhora no caminho da fé, alimentando seu amor pelo Criador e preparando-a para sua missão. Essa formação influenciou profundamente na educação de Jesus.
A princípio, apenas santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho. É muito antiga a devoção a São Joaquim e Sant’Ana, sobretudo no Oriente. A liturgia de São João Crisóstomo refere-se a eles como “os santos avós de Deus: Joaquim e Ana”.
