Search
booked.net
Search
Close this search box.

São Gabriel da Cachoeira, destino para quem quer conhecer a Amazônia profunda, tradições indígenas e paisagens inesquecíveis

Hoje, vamos mostrar um paraíso amazônico, localizado no interior do Amazonas, que faz fronteira com a Colômbia e Venezuela, no extremo noroeste do país. É a cidade de São Gabriel da Cachoeira, que possui inúmeras belezas naturais como serras, corredeiras, cachoeiras, floresta intacta e praias sensacionais. É um destino perfeito para quem quer conhecer a Amazônia profunda, tradições indígenas e paisagens inesquecíveis.

Nossa aventura começa pela Praia Grande, que se forma durante o período de seca, de setembro a janeiro, com uma faixa de areia branca e um cenário memorável com o rio Negro. A dica é curtir a praia durante o dia, com muita diversão e mergulhos, além de esperar o pôr do sol, que sempre é espetacular.

 

         Praia Grande

 

As outras praias que recomendo para conhecer é a dos Tapajós e a “Prainha de Fortaleza”, também são banhadas pelo rio Negro, com águas quentinhas, ideais para um banho a qualquer hora do dia.

 

  Praia dos Tapajós        

Prainha de Fortaleza

 

Para os mais aventureiros, sugiro seguir as trilhas que levam para o Morro da Boa Esperança, que recentemente foi considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. De fácil acesso, as trilhas revelam grutas e pequenas cavernas em torno do morro, além de várias nascentes. Lá do alto do morro, é possível ter uma visão privilegiada e inesquecível de São Gabriel da Cachoeira.

 

                            Morro da Boa Esperança

 

Outro local turístico famoso é a Serra do Cabari. Para essa, a dica é ir ao nascer do sol e presenciar uma paisagem de filme. Porém, contrate um guia local para te ajudar nessa empreitada. Pois, é uma trilha de oito quilômetros sendo três de subida, inclusive, com escalada passando por uma floresta nativa.

 

   Luca Marth na Serra do Cabari

 

Um dos pontos turísticos mais marcantes de São Gabriel da Cachoeira é a Serra de Curicuriari, mundialmente conhecida como Serra da Bela Adormecida, e ainda é considerada um dos patrimônios da biodiversidade do Amazonas. A imagem da serra é impressionante, com as formações rochosas parecendo uma mulher deitada e confirma porque tem essa fama de Bela Adormecida! Porém, para subir nela é preciso, no mínimo, três dias de trilha e uma pessoa que conheça bem o local te guiando. Mas, a boa notícia é que dá para fazer fotos sensacionais com a serra ao longe.

 

      Serra da Bela Adormecida ao fundo

 

Literalmente, São Gabriel da Cachoeira é um município impressionante. É lá também que há a Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos, com espelhos d’água de diferentes cores, fenômeno que acontece devido aos diversos tipos de minérios concentrados na região. Inclusive, é nesta cidade que encontramos a maior jazida de nióbio do mundo, considerado um supercondutor elementar que agrega dureza e resistência a ligas metálicas, além de ter um aspecto lustroso utilizado na confecção de joias.

 

 

São Gabriel da Cachoeira ainda é considerada a cidade que mais tem predominância de indígenas no Brasil, porque nove entre 10 habitantes são indígenas. Um dos destaques é que tem o português como língua oficial e, como línguas co-oficiais, três idiomas indígenas: o nheengatu, o tucano e o baníua. Mas, existe a possibilidade de ainda ser aprovada a dos yanomamis.

Então, quando estiver por lá, não deixe de conhecer um pouco da culinária, cultural e tradições indígenas. Inclusive, uma super dica é contratar um passeio de barco para uma comunidade indígena do outro lado do rio, na frente da cidade, como a comunidade indígena Baniwa onde há a famosa fábrica da pimenta Baniwa. Lá, ainda é possível comprar artesanatos indígenas.

É bom ressaltar que São Gabriel da Cachoeira fica a 850 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas, e para chegar lá você pode ir de lancha rápida, com percurso em torno de 24 a 26 horas, de barco por três dias de viagem ou de avião, com linhas bem limitadas.

Também vale destaque a feira tradicional da cidade, onde você pode encontrar grande variedade de frutas, verduras, peixes e produtos da região.

 

  Feira Municipal de São Gabriel da Cachoeira

 

 

  Luca Marth (@lucmarth) com uma bolsa indígena

 

Quem nos ajudou nessa empreitada “turistando” por São Gabriel da Cachoeira foi o queridíssimo Luca Marth (@lucmarth), que é responsável pelo hotel La Vitrine (@hotel_la_vitrine), um espaço charmosíssimo, com quartos modernos, piscina com uma vista incrível da cidade e em frente à Serra da Bela Adormecida, café da manhã e localização estratégica com fácil às principais vias. Ele foi o nosso guia especial, apresentando detalhes e tradições do município, que também é conhecido como “Cabeça de Cachorro”, porque o seu mapa tem esse formato. Então, quando for por lá já chama o Luc para desbravar a cidade!

     Hotel La Vitrine

 

 

   

 

Seja qual for a forma ou período do ano que escolher para ir até lá prepara o coração para vivenciar dias extremamente inesquecíveis, repleto de momentos históricos, com respeito aos povos indígenas e preparados para conhecer a Amazônia profunda, na sua forma mais tradicional e especial. Aqui também fica o nosso agradecimento a querida social media, Juliana Marreiro, que “turistou” durante uma semana por São Gabriel da Cachoeira produzindo esse conteúdo em colaboração conosco. Muito obrigada!

 

 

Por Emanuelle Araújo

Jornalista, especialista em Ciência Política e em Ensino Superior, com 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. É apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há 8 anos é responsável pelas redes sociais de mais de 50 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, ela mostra informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Boa leitura!

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.