Search
booked.net
Search
Close this search box.

Saiba tudo sobre o novo coronavírus e como se prevenir

Reuters/Yves Herman
Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil – Brasília

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de coronavírus como uma pandemia. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção. Veja o que se sabe sobre a pandemia e sobre o vírus até agora:

  • O que é o novo coronavírus?
    Coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.
  • Quais são os sintomas?
    Os sintomas do Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas. O Ministério da Saúde estima que os pacientes mais jovens são os mais passíveis de não apresentar qualquer sinal da doença.
  • Qual o período de incubação do vírus?
    De acordo com a OMS, a estimativa é que o período de incubação seja de 1 a 14 dias. Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar. 
  • Quais são os públicos mais vulneráveis?
    Os públicos mais vulneráveis são idosos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares).
  • Como ocorre a transmissão?
    O contágio ocorre a partir de pessoas infectadas. A doença pode se espalhar desde que alguém esteja a menos de 2 metros de distância de uma pessoa com a doença. A transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser repassados por toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas pelo infectado.
  • Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?
    Não. Não há evidência de que animais de estimação como gatos e cachorros tenham sido infectados ou possam espalhar o vírus que causa a Covid-19.
  • Quanto tempo o vírus pode durar em uma superfície?
    A OMS informa que não há um tempo determinado, podendo ser de algumas horas a alguns dias. Pode haver diferença também em razão de condições como a temperatura. Por isso, caso alguém suspeite da contaminação de uma superfície ou objeto, a orientação é aplicar desinfetante.
  • Quais são as medidas de prevenção ao Covid-19?
    – Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
    – Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
    – Evitar contato próximo com pessoas doentes;
    – Ficar em casa quando estiver doente;
    – Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
    – Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
    – Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
    – Manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
  • Preciso usar máscara para me proteger?
    A máscara não tem efeito algum para pessoas sem o vírus. Ela deve ser utilizada por quem apresenta sintomas da doença, pois previne que alguém infectado espalhe o vírus, e por pessoas que tenham contato com quem está com suspeita da doença, como profissionais de saúde. Após o uso, a orientação é descartar a máscara em local adequado e lavar as mãos.
  • Estou com tosse, febre e dores. Preciso fazer exames para detectar se estou com Covid-19?
    Pessoas que apresentem sintomas da doença devem procurar orientação médica, em especial, os postos de saúde. A população pode buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza. A partir do relato do paciente é que o médico decidirá sobre a necessidade de se fazer o teste para Covid-19. O exame só pode ser feito com solicitação médica.
  • Existe tratamento para a doença?
    Segundo a OMS, 80% das pessoas se recuperam sem precisar de tratamento especial. Não há uma medicação que elimine o vírus, mas há tratamento para mitigar o avanço da doença e diminuir o desconforto.
  • Antibióticos ou vitamina D previnem ou curam o novo coronavírus?
    Não. Antibióticos não atuam contra o vírus. Da mesma forma, não há evidências científicas que atestem qualquer impacto sobre o vírus de doses de vitamina D.
  • Voltei de uma viagem internacional e visitei um país com casos de coronavírus. O que preciso fazer?
    Caso apresente sintomas, procure uma unidade de saúde e informe a situação para receber orientação médica. A recomendação do Ministério da Saúde é esperar pelo menos 14 dias para avaliar a evolução do quadro de saúde.
  • O álcool gel é mais eficiente do que lavar as mãos?
    Segundo o Ministério da Saúde, o álcool gel tem a vantagem de não apenas higienizar as mãos, mas também objetos com o qual a pessoa teve contato. Isso é especialmente importante para objetos e superfícies compartilhadas por várias pessoas, como em locais de trabalho. Contudo, na higienização das mãos, o ato de lavá-las corretamente (por bastante tempo e de forma detalhada, entre os dedos e debaixo das unhas) é suficiente. A orientação do ministério é que esse procedimento ocorra diversas vezes ao dia.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.