Na edição mais recente da transmissão ao vivo que costuma fazer às quintas-feiras, o presidente Jair Bolsonaro deu mais um passo em direção à participação nas campanhas municipais — diversos candidatos tentam atraí-lo, enquanto ele ainda hesita em fazer gestos ostensivos, segundo O Globo. Além da preferência que já havia sido revelada pelo candidato do Republicanos em São Paulo, Celso Russomanno, Bolsonaro indicou que poderá se envolver na disputa em pelo menos mais duas cidades.
— Eu tenho um candidato em São Paulo. Não vou falar o nome dele. Tenho um candidato em Santos. Não vou falar o nome dele. E tenho um em Manaus. Não vou falar o nome (…) Eu assumi esse compromisso de não entrar em eleição municipal. Mas a gente pode mudar de ideia também.
Os nomes indiretamente citados pelo presidente são os de Ivan Sartori (PSD), em Santos e de Coronel Menezes (Patriota), em Manaus.
Militar da reserva perdeu cargo para o centrão
Antes da transmissão ao vivo, na quinta-feira, em que citou a possibilidade de apoiar candidatos em São Paulo, Santos e Manaus, o presidente Jair Bolsonaro já havia dado uma dica sobre o seu escolhido na capital do Amazonas.
— Tem um careca lá (em Manaus) que eu acho que é bom, hein — disse Bolsonaro a apoiadores, na terça-feira.
O “careca” em questão se chama Alfredo Menezes Júnior (Patriota). Nome praticamente desconhecido na política local, Coronel Menezes (como ficou conhecido) ganhou notoriedade no estado em 2019, quando foi nomeado por Bolsonaro para comandar a superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), um dos cargos federais mais cobiçados da região.