*Da Redação Dia a Dia Notícia
Luiz Inácio Lula da Silva foi empossado presidente da República neste domingo (1º) e recebeu a faixa presidencial de integrantes da sociedade civil. A tradição seria o presidente eleito receber a faixa de seu antecessor, porém com a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-vice Hamilton Mourão, membros da sociedade civil subiram a rampa do Palácio do Planalto e realizaram a entrega da faixa ao presidente Lula. Conheça as pessoas que entregaram a faixa.
Francisco
Francisco, tem 10 anos de idade, é filho de uma assistente social e uma advogada, é morador de Itaquera, periferia de São Paulo. Torcedor do Corinthians, pratica natação e ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista em 2022.
Em 2019, esteve no Jogo MST – Amigos do Lula e Amigos do Chico Buarque, quando viu o presidente Lula pela primeira vez.
Aline
Catadora de lixo desde os 14 anos de idade, Aline Souza é mãe de sete filhos. Foi eleita presidente da Rede Centcoop-DF, atualmente em seu terceiro mandato. Anteriormente, havia sido eleita diretora-secretária da entidade.
Ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional em 2013 representando os catadores e catadoras do Distrito Federal. Atualmente, é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatodores.
Cacique Raoni Metuktire
Raoni Metuktire é uma liderança indígena engajada na defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz e se engajou na luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos.
Weslley
O metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha tem 36 anos e trabalha na região do ABC paulista desde os 18 anos. Natural de Diadema (SP), Weslley é casado e pai de dois meninos: Cauã, de 18 anos, e Apolo, de 2 meses. Formou-se em Educação Física com auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
Também possui na sua formação cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos. Ele também é DJ em um grupo de rap chamado “Falange”.
Murilo
Murilo de Quadros Jesus é professor, formado em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como professor de português na Universidad de La Sabana, em Bogotá, na Colômbia, e foi bolsista como professor de português na Bluefield College, em West Virginia, nos EUA.
Jucimara
Jucimara é uma cozinheira nascida em Palotina, no Paraná, e residente em Maringá, no mesmo estado. Foi chamada para fazer pães em um concurso de culinária na Vigília Lula Livre, onde permaneceu por 10 meses.
Atualmente cozinha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá e, quando tem condições, faz pães para doação.
Ivan
Jovem potiguar, Ivan Baron sofreu de meningite viral aos 3 anos de idade, doença que lhe causou paralisia cerebral. É referência na luta anticapacitista e considerado um dos embaixadores da inclusão.
Flávio
Flávio Pereira é natural de Pinhalão, estado do Paraná. É artesão e esteve presente durante 580 dias na vigília em Curitiba (PR), durante o período em que Lula esteve preso.