*Da Redação Dia a Dia Notícia
As festas de fim de ano, especialmente o Réveillon, são marcadas por barulho intenso, o que pode causar estresse, ansiedade e desconforto em muitos pets. Com uma sensibilidade auditiva superior a dos humanos, cães e gatos costumam sofrer ainda mais com o estrondo dos fogos de artifício. Por isso, o Dia a Dia Notícia separou algumas dicas para ajudar minimizar os danos causados pelos fogos no seu pet.
Como acalmar seu pet com medo de fogos
1- Prepare o local
A primeira dica para acalmar um seu animal com medo de fogos é preparar a casa para o momento da queima de fogos. É importantíssimo que o pet se sinta seguro e protegido durante os estrondos. Por isso, você deve preparar um esconderijo para ele poder se abrigar, tirar do alcance do peludo objetos perigosos para evitar acidentes e tentar abafar o som externo colocando cobertores nas janelas e porta.
Ah, também é fundamental garantir que portas e janelas estejam bem fechadas para evitar fugas.
2- Seja a companhia para seu pet
Embora preparar o ambiente seja importante, a sua companhia certamente vai garantir que o seu pet se sinta mais seguro. A ausência pode fazer com que ele sinta ainda mais medo e se sinta desnorteado com os estampidos.
3- Não saia com o seu pet!
Rua? Praia? Nem pense nisso! Para não deixá-lo sozinho em casa, muita gente opta por sair com o pet para o local em que vão passar a virada de ano. Entretanto, esse é um erro grotesco e que pode causar um problemão! Isso porque o cachorro pode fugir ou até mesmo atacar alguém por causa do medo durante a queima de fogos.
4- Nunca o prenda!
Não é recomendado que você prenda o seu animal em um cômodo da casa durante os fogos de artifício, principalmente se esse local não for comum para ele. Você até pode preparar um quarto para ele com tudo o que precisa para se sentir seguro, mas ele não deve ser trancado – a menos que você feche a porta e fique com ele.
5- Sedativos? Nunca!
A gente sabe que é angustiante ver o pet desesperado em meio ao barulho intenso. Entretanto, não devemos resolver a situação a todo o custo e optar por usar medicamentos sem prescrição médica. Isso pode causar sérios problemas de saúde ao animal e ainda não resolver o problema.