*Da Redação Dia a Dia Notícia
A iniciativa Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que reúne todos os estados da região Norte, definiu, nesta sexta-feira (16), estratégias para promover o turismo na Amazônia com estruturação da malha aérea e produção de materiais de divulgação. A reunião ocorreu durante a 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), em Belém (PA).
O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas e coordenador da RAI, Gustavo Sampaio, destacou o trabalho em conjunto realizado pelos estados do Norte.
“Nossa região ganhou muita relevância e, hoje, que a pauta é a pauta sustentável, a Amazônia está muito em evidência. E o turismo como uma pauta transversal demanda que esse trabalho seja feito de maneira integrada”, afirmou.
De acordo com Sampaio, o principal objetivo da iniciativa é fortalecer ainda mais o turismo na região como um todo, visando os grandes eventos dos próximos anos.
Com a realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, na capital paraense, o secretário adjunto de turismo do Pará, Lucas Torres, ressaltou que a principal pauta da RAI é atrair turistas para os demais estados.
“A gente tem que mostrar cada vez mais a Amazônia e esse turismo de experiência que é um potencial nosso aqui, nessa região”, disse.
Promoção Turística
Representando o governador Wilson Lima, o presidente da Amazonastur discursou na abertura do evento enfatizando que o turismo é uma matriz econômica que deve ser fortalecida na Amazônia. “O turismo na região Norte, na Amazônia tem um potencial muito grande, fonte geradora de emprego, renda e oportunidades”, destacou.
A iniciativa Rotas Amazônicas Integradas possui um estande na Fita, que acontece de 15 a 18 de junho, para promover cada um dos sete estados que compõem a Região Norte.
A secretária de turismo do Amapá, Anne Monte, conta que a participação do Estado na Fita possibilita ter uma evidência maior nacional e internacionalmente. “Quando nós estamos organizados de forma coletiva conseguimos alcançar e ir mais distante pela RAI”, salientou.