A diretora-presidente da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, faleceu na tarde desta sexta-feira, 22, devido a complicações da Covid-19. Foi confirmada a infecção da epidemiologista no dia 7 de de janeiro e ela realizava o tratamento domiciliar.
O Governo do estado emitiu uma nota para informar o falecimento de Rosimary.
“Dra. Rose era epidemiologista de carreira da FVS e atuava há 25 anos na área. Durante toda a pandemia da Covid-19 foi uma das bússolas do Amazonas na interpretação dos dados da pandemia no Estado”, diz a nota do Governo do Estado.
Trajetória
Rosemary era farmacêutica bioquímica de formação básica pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz – ENSP/Fiocruz e se especializou em informação e informática em saúde na Universidade federal do Amazonas.
Foi gerente de epidemiologia e diretora de vigilância em saúde da Susam e nos últimos 5 anos atuou como assessora técnica de vigilância em saúde e diretora técnica da FVS-AM. Também atuou há 22 anos como representante do Amazonas na Câmara Técnica de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).