Search
booked.net

Roraima registra maior taxa de detecção de Aids no Brasil

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Roraima liderou o ranking nacional de detecção de Aids no ano de 2023, com uma taxa de 41,5 casos por 100 mil habitantes, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Apesar do aumento da detecção de casos, diretamente ligada ao fato de algumas pessoas se testarem pela primeira vez, a taxa de mortalidade por Aids foi de 3,9 óbitos, a menor desde o ano de 2013. No ano de 2023, o estado registrou 55 mortes pela doença.

Boa Vista, capital do estado, registrou o maior número de notificações de HIV (259) e de Aids (220), além de concentrar 123 casos de sífilis congênita e 392 de tuberculose.

Ainda em relação ao estado, Alto Alegre e Iracema apresetaram índices de 2,3% e 0,9%, respectivamente, de crianças menores de 10 anos com sorologia reagente para oncocercose.

Entre os casos de infecção por HIV notificados no estado, 70,7% ocorreram em pessoas do sexo masculino. A maior parte das notificações foi registrada na faixa etária de 20 a 29 anos, representando 37,1% dos casos. Pessoas pretas e pardas foram maioria entre os infectados, correspondendo a 63,2% das notificações.

Em relação aos casos de Aids, as faixas etárias mais afetadas foram as de 25 a 29 anos (34%) e de 30 a 34 anos (32,5%).

*Com informações da Folha de Boa Vista

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.