*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com fé, emoção e homenagens, a chegada da Romaria das Águas emocionou fiéis em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) na última segunda-feira (14). A procissão fluvial trouxe a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade, e reuniu uma multidão na orla para celebrar a santa e relembrar o artista Juarez Lima, idealizador da romaria. Neste ano, o evento teve como tema: “Maria, és a Árvore da Vida, da qual nasce Jesus: a Arca da Aliança, raiz ancestral da fé na Amazônia”.
A confecção da imagem do módulo alegórico da Santa mais uma vez ficou a cargo dos artistas de Caprichoso e Garantido, com a coordenação de Juarez Filho e Thiago Lima. A Romaria das Águas é realizada há 16 anos e pelo quinto ano saiu da capital, do mirante Lúcia Almeida, trazendo centenas de fiéis, artistas e romeiros que acompanharam a viagem com o andor flutuante destacando a escultura da Santa de 15 metros de altura. A chegada a Parintins depois do pôr do sol foi um dos momentos mais sublimes das homenagens à padroeira dos parintinenses.
Dezenas de embarcações cortejaram a chegada da procissão fluvial tendo à frente o ferry boat Maitê Safira, a partir da Boca do Limão até o porto da cidade. Por toda a orla, os fogos coloridos saudaram a santa, iluminando os céus e o Rio Amazonas. As pequenas embarcações deixaram candeias em todo o trajeto, formando caminhos como se fossem terços de luzes, numa imagem, que emocionou os peregrinos.