Search
booked.net

Roberto Cidade cobra esclarecimentos do Dnit sobre pontes da BR-319; ministro dos Transportes afirma que irá “tocar” obra

Foto: Joel Arthus
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (União) cobrou o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para que atue efetivamente na recuperação dos trechos da BR-319 que foram prejudicados com a queda de duas pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, em setembro do ano passado. O parlamentar reclamou da falta de atenção e diálogo do órgão federal com o legislativo estadual e com os executivos municipais.

“Estivemos reunidos com representantes do Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Nova Olinda do Norte e Manaquiri, municípios diretamente atingidos pela queda das pontes, que vieram nos falar sobre a angústia das mais de 200 mil pessoas que foram atingidas por esse ocorrido. O Dnit precisa informar sobre o andamento das licitações para a construção das novas pontes e também sobre o trabalho paliativo que está sendo pensado para aquele local. Não pode, simplesmente, sumir e deixar os representantes legais sem nenhuma informação sobre o que está sendo programado”, falou.

De acordo com Cidade, a Defesa Civil do Estado foi acionada para que desse seu parecer sobre a tramitação da recuperação dos trechos afetados e a Comissão Especial da Transportes da Aleam também, para que convide o presidente do Dnit no Amazonas, Luciano Moreira, a prestar esclarecimentos sobre os trabalhos que devem ser realizados naquela área.

“Hoje pela manhã entrei com contato com o secretário da Defesa Civil e ele se colocou à disposição para fazer os devidos esclarecimentos e também para provocar o Dnit quanto às respostas que buscamos. O presidente da Comissão de Transportes da Aleam, deputado Carlinhos Bessa está elaborando um requerimento para que o Luciano Moreira venha a essa casa. O Dnit precisa se explicar, dar satisfação ao legislativo. Não pode simplesmente desmarcar, como fez na semana passada, quando os deputados de Roraima estiveram aqui para tratar sobre a BR-174. Se não vier a convite vamos convocar. O Dnit precisa dar satisfações. São mais de 200 mil amazonenses prejudicados”, disse.

A queda da ponte sobre o rio Curuçá, no município Careiro da Várzea, causou quatro mortes e deixou mais de 20 feridos.

Ministro vai tocar a obra

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou à Comissão de Desenvolvimento Regional, Turismo e Infraestrutura do Senado Federal que tratou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os problemas da BR-319.

Após a conversa com Lula, o ministro ressaltou que a pasta irá “tocar” as obras de recuperação da via.

“Eu tratei especificamente dessa obra com o presidente Lula, fazendo esse relato também. E vamos tocar isso”, disse o ministro.

As informações repassadas a Lula indicam que o Dnit vai iniciar o asfaltamento dos primeiros sete quilômetros do lote C da estrada, que possui um total de 52km. O trecho compreende os Km 198 e 250. Renan Filho ressaltou, contudo, que as obras da BR-319 possuem problemas ambientais que precisam ser superados para prosseguir normalmente.

“Ali tem alguns desafios ambientais que eu gostaria de compartilhar com os senadores para contar com a colaboração do parlamento brasileiro no sentido de encontrarmos saídas para obras importantes”, disse.

 

LEIA MAIS

Omar recebe prefeitos do Amazonas para discutir reconstrução de pontes da BR-319 e asfaltamento da BR-174
Porto Velho e cinco cidades do Amazonas causam 94% do desmatamento nos arredores da BR-319

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.