*Da Redação Dia a Dia Notícia
O cantor Robbie Williams revelou que sofre da síndrome de Tourette em entrevista ao podcast “I’m ADHD! No You’re Not”. O britânico, de 51 anos, afirmou que a condição neurológica, conhecida por causar tiques, fez com que ele desenvolvesse medo de cantar em público.
“São pensamentos intrusivos. Eu estava andando na rua outro dia e percebi que esses pensamentos intrusivos estão dentro da síndrome de Tourette. Eles simplesmente não saem”, disse o artista.
Williams também compartilhou que fez recentemente um teste de autismo. Embora o diagnóstico não tenha sido confirmado, os médicos identificaram “traços autistas”, incluindo ansiedade que chega a dificultar até mesmo sair da cama.
O cantor desabafou que é grato pelo carinho dos fãs, mas a síndrome de Tourette fez com que ele sentisse medo de se apresentar. “Além disso, você pensaria que um estádio cheio de pessoas declarando seu amor por você funcionaria como uma distração, mas seja lá o que for que esteja dentro de mim, não consigo ouvir. Não consigo absorver”, disse.
O que é a síndrome de Tourette
A síndrome de Tourette é uma condição do sistema nervoso que pode provocar movimentos ou sons involuntários, chamados tiques. Ela costuma aparecer na infância, entre 4 e 6 anos de idade, e afeta mais homens do que mulheres.
O diagnóstico é feito principalmente observando as repetições motoras e vocais ao longo do tempo. Como não existem exames específicos, os médicos costumam pedir testes para descartar outras condições. Muitas vezes, quem tem Tourette também apresenta ansiedade, TDAH ou dificuldades de concentração.
Embora cada pessoa possa apresentar sintomas diferentes, os sinais mais comuns incluem tiques motores, como piscar os olhos e mexer a cabeça, e tiques vocais, como grunhidos, tosses ou palavras sem querer.
Não existe cura para a síndrome, mas há tratamentos, que ajudam a controlar os sintomas. Terapias comportamentais e alguns medicamentos podem reduzir a intensidade e frequência dos tiques.
Diversas celebridades, como Billie Eilish, David Beckham, Dan Aykroyd e Lewis Capaldi, já falaram publicamente sobre o diagnóstico, ajudando a conscientizar o público principalmente sobre os tiques, que, no caso dos famosos, podem aparecer até durante entrevistas ao vivo.
