*Da Redação Dia a Dia Notícia
A vazante do rio Negro diminuiu vertiginosamente nos últimos dias. Segundo dados do Porto de Manaus, o nível das águas diminuiu 3 centímetros nesta quinta-feira (26). Ontem, o rio diminuiu 6 centímetros. Antes, o rio diminuiu 10 centímetros por dia ao longo de cinco dias. Os números indicam que a vazante pode estar bem próxima de chegar ao fim.
Em 2022, traçando um paralelo, a vazante chegou ao fim no dia 28 de outubro. Em entrevista ao site Amazonas Atual, a geocientista Jussara Cury, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), considerou que o processo de cheia só deve iniciar de fato a partir da segunda quinzena de novembro.
“Há uma estabilidade no processo de subida desde a região que alimenta o Solimões, como é o caso dos Andes e das estações monitoradas no Peru, que apresentam o mesmo comportamento devido às chuvas isoladas na região. Mas, para que a gente saia desse cenário de estiagem e passe à estabilidade e o processo de subida, que seria o início da cheia, precisamos também de chuvas distribuídas ao longo da bacia. Isso ainda não aconteceu”, destacou.