A inclusão de Dom Leonardo no futuro conclave é interpretada como um movimento estratégico para levar as demandas da floresta e das comunidades tradicionais para o centro das discussões sobre o futuro da Igreja Católica. Ele tem se destacado como um defensor do diálogo entre a fé e as urgências ecológicas, sendo uma liderança respeitada tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Em uma recente entrevista coletiva em Manaus, Dom Leonardo comentou sobre a possibilidade de um Papa brasileiro, embora tenha ressaltado que não se considera um dos candidatos mais prováveis. Ele mencionou a expectativa de receber informações sobre o conclave, incluindo a data do sepultamento do Papa e o início das sessões de diálogo que precedem a eleição.
Além de Dom Leonardo, outros dois cardeais brasileiros foram mencionados entre os possíveis sucessores: Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, e Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, ambos listados pela revista italiana L’Espresso.
A escolha do próximo Papa ocorrerá em conclave após o falecimento ou renúncia do pontífice atual. Até lá, especulações como estas realçam a relevância do Brasil no contexto das decisões da Igreja Católica.