Search
booked.net
Search
Close this search box.

Resistência, cultura e luta popular são resgatados pelo Caprichoso na segunda noite de Festival

Foto: Reprodução/Instagram/@boicaprichoso/ Arleison Cruz
Foto: Reprodução/Instagram/@boicaprichoso/ Arleison Cruz

*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia

Na segunda noite do Festival Folclórico de Parintins, neste sábado (01), o Boi Caprichoso traz o tema ‘Resistência: A Força da Nossa Existência’, resgatando a resistência dos batuques da brincadeira popular dos bumbás.

O espetáculo contará a história do bumbá cuja dança, na origem das representações bovinas, foi perseguida pelas elites, alvo de protestos em jornais de pessoas que pediram às autoridades intervenção nesses batuques feitos por “vadios”, registrados na Polícia e na Cúria Diocesana de Parintins.

Além disso, irá celebrar os 110 anos da resistência do bumbá, a história das gentes amazônica, e a luta por meio da cultura popular.

“O ecoar dessas vozes, personificadas na brincadeira do Boi Caprichoso, junta-se a outros brados de resistência, como a Cabanagem, talvez o maior movimento popular da história do Brasil; a luta pela demarcação dos direitos e dos quilombos amazônicos, representados aqui pelo Quilombo Urbano de São Benedito; o brado sagrado de Hutukara, o primeiro céu dos Yanomami, que Omama assentou na Amazônia; além da luta dos movimentos sociais, protetores das águas e da floresta, corpos-territórios unidos ao boi preto na luta contra a opressão”, declarou a equipe do Boi Caprichoso nas redes sociais.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.