*Da Redação – Dia a Dia On-line
Juntos, os partidos Republicanos, MDB e PSC somam 24,84% do total de registros de candidaturas para os cargos no interior do Amazonas, segundo dados do sistema de “Divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido do deputado federal Silas Câmara, Republicanos, tem 809 pré-candidatos cadastrados. Já o MDB, do senador Eduardo Braga, tem 806 registros de candidaturas no interior e o PSC, do governador Wilson Lima, soma o total de 795 registros de candidaturas.
O número muda quando se refere aos registros para os cargos majoritários, o PSC tem o maior número de pré-candidatos aos cargos de prefeito no interior do Amazonas, ao todo são 35, entre eles Andreson Cavalcante que busca a reeleição em Autazes e Júnior Leite, o mais cotado, segundo as pesquisas, em Maués. Já para cargos de vice-prefeito o número é de 16 pré-candidatos.
O MDB tem a segunda maior lista de pré-candidatos às prefeituras, são 26 registros de candidaturas para prefeito. Filiado do partido, Jair Souto é candidato por Manaquiri. O MDB também tem duas das 5 prefeitas no Amazonas, Eliana Amorim de Pauini e Dona Maria de Beruri, ambas pré-candidatas à reeleição. Para os cargos de vice-prefeitos, o partido tem a maior lista, 21 no total.
O PP, do deputado federal Átila Lins, que tem 759 requerimentos para disputa no interior, tem a terceira maior fatia de pré-candidatos a cargos majoritários nesses municípios, são 20 registros de candidaturas para prefeitos entre eles, o Adail que aparece à frente nas pesquisas em Coari e Anderson Souza que também lidera as pesquisas em Rio Preto da Eva. O PP registrou 19 pré-candidatos para o cargo de vice-prefeito.
O PSD, do senador Omar Aziz, tem 667 registros de candidaturas para cargos no interior, desses 19 para prefeito. No Careiro da Várzea, Pedro Guedes busca a reeleição pela legenda e Antônio Uchoa é pré-candidato por Uarini. Para o cargo de vice-prefeito, o partido tem 12 nomes no interior.
O Republicanos, que tem o maior número de registros de candidaturas no interior, a maioria é de cargos proporcionais. Aos cargos majoritários, devem concorrer 17 na disputa pela cadeira do Executivo, entre eles Beto D’Angelo por Manacapuru e Nathan Macena pelo Careiro, a legenda registrou ainda 19 pré-candidatos para o vice-prefeito.
Números mudam
Em 2016 os partidos com o maior número de registros de candidaturas eram o PMDB, do senador Eduardo Braga, o PSD, que tinha à frente o senador Omar Aziz e o Pros do então governador José Melo. O MDB e o PSD ainda estão na lista dos 5 partidos com maior número de requerimentos para a disputa eleitoral deste ano, já o Pros que chegou a ter 554 candidatos na eleição passada, este ano registrou apenas 243 pré-candidatos no interior, uma redução de 56,13%.
Com as mudanças no governo, o PSC, partido do atual governador Wilson Lima, que na eleição passada nem aparecia entre os primeiros da lista no número de candidatos, teve um aumento de 164,1% no número de registros de candidaturas no interior, saiu de 301 candidatos em 2016 para 795 este ano.