*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governo do Reino Unido anunciou, nesta segunda-feira, 20, medidas para aumentar a proteção de crianças no ambiente online. Entre as propostas estão a possível proibição do uso de redes sociais para menores de determinada idade, seguindo o modelo da Austrália. O debate também visa estabelecer diretrizes mais rigorosas para o uso de celulares nas escolas.
As autoridades britânicas anunciaram que irão analisar evidências de todo o mundo para avaliar a eficácia da proibição e definir a melhor forma de implementá-la. Como parte do estudo, ministros do Reino Unido planejam visitar a Austrália, que se tornou no mês passado o primeiro país a adotar a proibição para menores de 16 anos, para conhecer de perto a experiência australiana e orientar possíveis medidas no país.
Em 10 de dezembro de 2025, a Austrália se tornou o primeiro país a proibir rede social para menores de 16 anos, com o bloqueio total do acesso. As plataformas foram obrigadas a bloquear o acesso de crianças ou teriam que pagar multas no valor de R$49,5 milhões.
