*Da Redação Dia a Dia Notícia
Neste sábado (6), o rei Charles III foi coroado na Abadia Westminster, em Londres, ao lado da rainha consorte Camilla. O monarca assumiu o trono do Reino Unido em setembro do ano passado, após a morte da rainha Elizabeth II. A coroação da monarca havia sido a última até então, acontecendo a quase 70 anos, em junho de 1953.
Mais de 2.200 pessoas participaram da celebração. De acordo com o Palácio de Buckingham, foram convidados representantes de 203 localidades pelo mundo, bem como agentes comunitários e de caridade.
O rito é profundamente religioso. Foi celebrado pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana.
Cerimônia
O convidados começaram a chegar na Abadia de Westminster por volta das 3h15 (horário de Brasília). Atuais e antigos Chefes de Estado, realezas estrangeiras e ministros britânicos se deslocaram a partir das 5h30.
Ao mesmo tempo, Charles se dirigia ao Palácio de Buckingham. Cerca de uma hora depois, o rei e a rainha consorte se descolocaram em uma procissão para Westminster, chegando às 6h50. Às 7h a cerimônia começou. No início, o monarca foi apresentado aos seus súditos britânicos.
Charles fez o juramento sobre o reinado com a mão sobre a bíblia, concebeu sua assinatura e fez uma reza. Por volta das 7h25, o arcebispo Justin Welby realizou uma oração especial para a ocasião.
Momentos depois, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, fez uma leitura da Epístola aos Colossenses. Após a leitura do Evangelho, houve a apresentação de um coral gospel. Prosseguindo, houve o sermão de Welby. Foi cantada uma música nas quatro línguas oficiais do Reino Unido: inglês, escocês, galês e irlandês.
O momento sagrado da coroação aconteceu às 7h45, com a unção do óleo sagrado. Ele é feito de especiarias, sendo consagrado em Jerusalém.
O momento não foi mostrado. Um biombo de três lados foi providenciado para garantir “privacidade absoluta” nessa parte da cerimônia.