*Lane Gusmão
Quem gosta de estar on-line nas redes sociais percebeu a mudança dos amigos no assunto gastronômico, teve receita de todos os jeitos postadas em diversas plataformas da internet. Ficar 24 horas dentro de casa tem sido um desafio para muitas pessoas, e teve gente levando esse “desafio” para outro nível.
Os profissionais aumentaram as postagens de receitas para se fazer em casa, e os “curiosos” também.
A professora, Valéria Araújo, que sempre fez questão da alimentação saudável e pratos menos calóricos, aproveitou esse momento em que a família está toda reunida em casa pra fazer algumas guloseimas.
“Tenho feito pratos que não fazia com frequência, aprendendo algumas receitas de doces, como o brownie foi um sucesso rs. Gostar de cozinhar tem sido favorável nesses tempos”, disse.
A professora conta que um ingrediente que não falta em casa é o ovo, além de acessível, saudável e nutritivo, rende uma infinidade de receitas doce, salgada, saudável ou aquela sobremesa maravilhosa.
Quem também está aproveitando o tempo livre em casa para se “aventurar na cozinha” é a analista ambiental, Ivy Veríssimo. Ela tem levado os amigos à viagens gastronômicas internacionais. Isso mesmo, receitas de diversos países toda semana postadas no Instagram.
“Sempre gostei de cozinhar, não por obrigação mas, por prazer, chegar em casa e fazer um prato diferente, misturar sabores, experimentar temperos. Como minha formação é na área de Química, é muito natural esse fascínio por cozinhar, não deixa de ser um processo químico que realizamos em casa todos os dias”, afirmou.
Ivy revela que nunca fez cursos, segundo ela, aprendeu a cozinhar com a mãe e também com o avô materno. E a paixão por viagens, resultou no tour gastronômico online, como ela chama, que surgiu como forma de amenizar os efeitos do confinamento durante a quarentena. A ideia é sair da rotina visitando outros países através da culinária.
“Meus amigos adoram, são os historys favoritos deles, principalmente quando falo de harmonização com vinho, sou amadora, não tenho formação de sommelier mas, sou curiosa, pesquiso, experimento e com o tempo tudo se torna intuitivo. Eu amo vinhos, tenho ascendência espanhola por parte paterna, então era muito natural no núcleo familiar o contato com vinho, a chamada sangria (uma mistura de vinho, açúcar, frutas e especiarias), foi meu primeiro contato e até hoje é uma paixão”, declarou.
E não podemos terminar essa matéria sem uma receita para experimentar em casa. A Ivy ensina a especialidade dela, risoto de três tomates.
Anota aí!
Receita de Risoto de três tomates
Ingredientes:
500g de arroz arbório
200g de tomate seco
100g de tomatinhos cereja
1 tomate maduro cortado em pedaços
100g de manteiga
250g de parmesão ralado
1 xícara (chá) de vinho branco
1 unidade de cebola picada
1 dente de alho esmagado
4 tabletes de caldo de legumes
2L de água
Dissolva em dois litros de água os tabletes de caldo de legumes e reserve.
Derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho.
Coloque o arroz, mexa por cinco minutos e acrescente o tomate seco.
Pare de mexer, adicione o vinho e espere evaporar.
Acrescente o caldo aos poucos, mexendo sem parar por aproximadamente 23 minutos.
Depois de pronto, acrescente o queijo e os tomatinhos cereja.
O segredo do risoto é ao final, quando ele já estiver pronto, colocar uma colher de manteiga, ele irá dar cremosidade ao risoto e ele fica pronto quando o arroz está al dente, não pode ficar totalmente mole.
Se desejar, adicione algumas folhas de rúcula, fica ótimo!