*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada neste domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X.
Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fazem na tarde de hoje as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e termina às 19h (horário de Brasília).
Na edição deste ano, o Enem registrou aumento de inscritos com mais de 60 anos. Segundo dados do Inep, responsável pela prova, mais de 17 mil brasileiros idosos se inscreveram para o exame, um crescimento de 191% em comparação com 2022, quando 5.900 pessoas com mais de 60 anos se inscreveram.
Estatuto do Idoso
O Estatuto do Idoso, aprovado em 2003, pode ser usado por alunos. Para o professor de língua portuguesa do colégio e sistema pH Thiago Braga, o estatuto é uma “bela referência”, já que se trata de um dispositivo legal para garantir a proteção do idoso. De acordo com projeções do IBGE, em 2070, o Brasil pode ter 40% da população idosa.
Professores consultados pelo UOL afirmam que é preciso cuidado para não fugir do tema da redação. Eles explicam que o estudante deve ter atenção com os textos apresentados pela prova, já que o tema é aberto. Como exemplo, eles citam abordagens como etarismo ou a questão previdenciária no país.
*Com informações da Uol
