*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Mais de 800 pessoas já podem recuperar celulares que haviam sido roubados ou furtados no Amazonas. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) anunciou que os proprietários dos aparelhos devem procurar a sede do programa RecuperaFone para realizar a retirada dos dispositivos, que foram localizados durante ações policiais em todo o estado.
De acordo com a SSP, a relação completa com os nomes dos donos dos celulares está disponível em edital publicado no site oficial do órgão. A consulta pode ser feita pelo link: https://www.ssp.am.gov.br/.
O diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), delegado Bruno Hitotuzi, explicou que os aparelhos estão guardados na sede do programa e, em sua maioria, em boas condições de uso. “Existe a ideia de que os celulares recuperados estão danificados ou inutilizados, mas isso não é verdade. Alguns têm pequenas trincas na tela, porém a maior parte está conservada e funcionando normalmente”, afirmou.
Segundo o delegado, o período de fim de ano é uma oportunidade para que os proprietários compareçam ao local e recuperem seus bens. “Temos mais de 800 aparelhos aguardando retirada. O atendimento é rápido, e quem estiver com o nome no edital pode vir buscar o celular sem dificuldade”, reforçou.
As entregas são realizadas diariamente, das 9h às 16h, pela equipe do Nirc. A sede do RecuperaFone está localizada na rua 7, no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.
Entre setembro de 2024 e novembro deste ano, o RecuperaFone conseguiu recuperar aproximadamente 7,5 mil celulares em todo o Amazonas. Deste total, mais de 3 mil aparelhos já tiveram seus proprietários identificados e estão em fase de restituição.
Os celulares foram localizados a partir de notificações enviadas a usuários que estavam em posse de aparelhos com registro de roubo ou furto, além de operações integradas da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) com a Polícia Militar (PM-AM).
Conforme a SSP-AM, as ações do programa contribuíram para uma redução de cerca de 30% nos registros de roubos de celulares em todo o estado.
