*Da Redação Dia a Dia Notícia
Usuários do transporte público de Manaus que realizam recarga do Cartão PassaFácil via Pix pelo WhatsApp do Sinetram passaram a pagar um valor adicional. A chamada taxa de conveniência entrou em vigor em 1º de janeiro de 2026 e eleva o custo final da recarga para os passageiros.
“Trata-se de uma taxa de interação da Meta [plataforma online que oferece o serviço]. Todas as demais opções de recarga que o Sinetram disponibiliza são grátis, como Pix pelo Telegram, aplicativo Cadê Meu Ônibus, aplicativo Cadê Meu Ônibus Recarga, Recarga Pay e recargas presenciais nos postos do Sinetram ou terceirizados”, informou o Sinetram.
O acréscimo aparece no momento da transação e altera o total final da recarga. Por exemplo, se o usuário optar por recarregar R$ 10, o valor final será de R$ 10,25, que deverá ser pago após a geração do Pix.
O sindicato informou que a taxa está relacionada ao uso do WhatsApp como ferramenta de atendimento automatizado, após mudanças nas regras comerciais da plataforma. A entidade reforça que a medida não altera o valor das tarifas do transporte público e orienta os usuários a utilizarem os canais gratuitos disponíveis.
