Search
booked.net
Search
Close this search box.

Real Time Big Data: Wilson abre vantagem sobre Amazonino e lidera com 34%; Braga estagna no terceiro lugar

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

O governador do Amazonas Wilson Lima (União), candidato à reeleição, lidera a pesquisa da empresa Real Time Big Data com 34% das intenções de voto. O atual chefe do executivo estadual cresceu seis pontos em relação ao último levantamento da empresa, divulgado no fim de julho. No segundo lugar, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) aparece com 29%, crescendo apenas um ponto em relação à última pesquisa, quando empatava com Wilson Lima na pesquisa estimulada. O senador Eduardo Braga (MDB) continua estagnado no terceiro lugar com 16% das intenções de voto, um ponto a menos do que o divulgado em julho.

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) continua no quarto lugar com 5% da preferência. Logo depois, a defensora pública Carol Braz (PDT) permaneceu com 2% das intenções de voto, empatada numericamente com Henrique Oliveira (Podemos), que perdeu um ponto percentual. Novatos na pesquisa Real Time Big Data, o médico indígena Israel Tuyuka (PSol) e a empresária Nair Blair (Agir) não pontuaram. Anteriormente, o PSol figurava no levantamento com o advogado Marcelo Amil, que teve sua candidatura rejeitada pelo partido.

Nair Blair teve sua candidatura rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pode não constar em pesquisas futuras.

Os entrevistados que afirmaram votar branco ou nulo chegaram a 5%, quatro pontos a menos que a pesquisa de julho. O número de pessoas que não sabem em quem votar ou não responderam permaneceu o mesmo: 7% dos entrevistados.

Regiões do Amazonas

O governador Wilson Lima lidera em quase todas os municípios do Amazonas, perdendo apenas na capital Manaus, onde empata tecnicamente com Amazonino Mendes. Eduardo Braga fica em segundo lugar em quase todos os municípios com exceção de Manaus e das cidades do Norte Amazonense: Barcelos, Maraã e São Gabriel da Cachoeira.

O atual governador lidera com folga nas cidades do interior, principalmente no Centro, Sudoeste e Sul amazonense. Na região central estão alguns dos maiores colégios eleitorais do interior como Parintins, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Manacapuru.

Os demais candidatos não chegam a 10% das intenções de voto em nenhuma das áreas estaduais. Carol Braz, Israel Tuyuka e Nair Blair não pontuaram fora de Manaus, sendo desconhecidos no interior.

Rejeição

Puxado pela capital amazonense, Wilson Lima lidera entre os candidatos rejeitados, sendo descartado por 37% dos entrevistados. O senador Eduardo Braga vem em seguida com 33% de rejeição. Amazonino Mendes é o terceiro mais rejeitado: 25% dos entrevistados afirmaram não votar no ex-governador.

Cassado em 2017, o ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) possui 21% de rejeição. O deputado estadual Ricardo Nicolau aparece como o quinto mais rejeitado (18%), seguido por Carol Braz (13%). Nair Blair e Israel Tuyuka empatam com 12% de rejeição.

Segundo turno

O levantamento mostra um empate numérico entre Wilson Lima e Amazonino Mendes num possível segundo turno. De acordo com a Real Time Big Data, ambos possuem 42% das intenções de voto. Nesse cenário, o número de votos nulos ou brancos seria 8%, mesmo valor dos que não sabem em quem votar ou não responderam.

Já no cenário contra Eduardo Braga, Wilson Lima venceria as eleições com 45% contra 36% do senador, segundo a pesquisa. O número de entrevistados que afirmou votar branco ou nulo nesse cenário foi de 9%, enquanto os que não sabem ou não respondeu foi de 10%.

O senador emedebista também perderia uma corrida contra Amazonino Mendes caso os dois fossem a um segundo turno. O ex-governador venceria as eleições com 44% contra 32% de Eduardo Braga. Nesse cenário, 12% dos entrevistados afirmou votar branco ou nulo. O mesmo percentual disse não saber em quem votar ou não respondeu.

A Real Time Big Data entrevistou 1.000 pessoas presencialmente entre os dias 10 e 12 de setembro. A maioria das entrevistas foi realizada na capital Manaus, maior colégio eleitoral do estado do Amazonas. O levantamento possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no sistema da Justiça Eleitoral sob o número AM-04749/2022.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.