Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ramais da BR-174 recebem serviços de terraplenagem, pavimentação em concreto asfáltico no Amazonas

Foto: Divulgação

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Quatro ramais localizados no quilômetro 2 da BR-174 estão recebendo serviços de revitalização e recuperação asfáltica, beneficiando famílias de agricultores na zona rural de Manaus.

O Governo do Amazonas trabalha em obras nos ramais Cláudio Mesquita, Sol Nascente, Frederico Veiga e Novo Paraíso alcançaram 65% de conclusão na última semana.

O trabalho contempla serviços de terraplenagem, pavimentação em concreto asfáltico, drenagem superficial e profunda e sinalização horizontal e vertical. Até o momento, cerca de 1,5 mil empregos foram gerados.

O pacote de obras totaliza investimentos de 16,5 milhões e estão sendo feitos por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra).

“Nós estamos fazendo mais de quinze quilômetros de ramais totalmente do zero. Eles foram construídos. Foram feitos todo o sistema de terraplanagem, está sendo feito uma capa asfáltica neles todinhos, com acostamento, elementos de drenagem, sinalização, e todos os dispositivos modernos para melhor atender a demanda dos ramais, da produção”, pontuou o fiscal da obra, engenheiro Arthur Gabriel Gonçalves.

Os ramais Frederico Veiga e Novo Paraíso estão prontos para avançarem para a fase de pavimentação asfáltica.

Morador da comunidade Val Paraíso há 21 anos, o agricultor José Lindomar, 50, disse que o asfaltamento da estrada é um benefício para as mais de 320 famílias que vivem no lugar e trabalham tirando o sustento da terra.

Foto: Divulgação

“Hoje está sendo bom demais, porque antes as crianças andavam aqui, três, quatro quilômetros a pé quando chovia para pegar o ônibus escolar. Hoje o ônibus vem e entra na porta, porque a estrada já está ficando boa”, enfatizou o produtor rural.

Para o produtor rural José Martins Pantoja, 60, que também é presidente da Comunidade Frederico da Veiga, a urbanização do ramal rural veio para melhorar o acesso e a qualidade de vida.

“Foi importantíssima a urbanização para poder escoar com melhor qualidade a nossa produção. Antes era só atoleiro, agora que a gente conseguiu esses benefícios, temos a facilidade que a gente não tinha. A urbanização facilita tudo, a questão da educação, transporte, transporte escolar, atendimento médico, que agora nós temos aqui uma vez por semana, pois facilitou o acesso dos profissionais, e também da comunidade, para irem ao local onde estão oferecendo atendimento”, destacou o produtor, que mora no local há 25 anos.

O agricultor Antônio Adalberto, 64, da comunidade Val Paraíso, disse que essa é a primeira vez que os moradores da área deixaram de ser taxados como invasores.
“Antes nós éramos taxados como invasores e hoje somos produtores”, disse Antônio, que mora na área há 12 anos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.