*Especial da Redação do Dia a Dia Notícia
Os amazonenses vão às urnas no próximo ano novamente para definir quem serão os próximos deputados, senadores, governador e presidente da República a representá-los por mais quatro anos. No estado, pesquisas já prenunciam quem serão as principais figuras na disputa.
O governador Wilson Lima (União), por exemplo, é apontado como um dos favoritos a ocupar uma cadeira no Senado. No próximo ano, duas cadeiras serão disputadas, atualmente ocupadas por Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB).
Enquanto Braga e Plínio são candidatos naturais à reeleição, Wilson Lima também é apontado como candidato potencial para o Senado. Reeleito em 2022, o governador não poderá disputar para o mesmo cargo e a tendência é tentar uma cadeira na Câmara Alta do Legislativo federal, da mesma forma que fizeram governantes anteriores.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) é outro nome cotado para concorrer ao Senado. Aliado ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar já declarou que concorreria se seu líder político quisesse. Nos bastidores do PL, a estratégia é ocupar o Senado para fazer frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) após 2026.
Outro nome cotado é o do vereador Zé Ricardo (PT), cujo nome foi defendido pela militância do Partido dos Trabalhadores durante uma sessão solene em comemoração aos 45 anos da sigla. No entanto, o ex-deputado Marcelo Ramos, filiado desde 2024, também demonstra interesse em concorrer.
Há ainda a possibilidade do ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, concorrer pelo Progressistas (PP). Em 2022, o militar recebeu mais de 730 mil votos e quase ficou com a cadeira de Omar Aziz (PSD), que acabou reeleito.
Governo
Para o governo estadual, os bastidores da política apontam Omar Aziz como favorito para retornar à cadeira de governador, a qual ocupou entre 2011 e 2014. Até o momento, poucos candidatos se colocaram como possíveis adversários do senador. Uma foi a reitora da Fametro e ex-candidata Maria do Carmo Seffair (Novo).
A empresária já declarou em entrevistas que tem interesse em disputar o governo do Amazonas. A disputa pode balançar ainda mais com a saída de Wilson Lima do cargo para disputar o Senado, dando espaço para o vice-governador Tadeu de Souza, que teria total liberdade de disputar, contando com a máquina na mão.
O fiel da balança pode ser o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que também é um nome cotado para o cargo, apesar de ter jurado lealdade à candidatura de Omar para o governo e de Eduardo para a reeleição no Senado. Nos bastidores, comenta-se que Almeida será candidato ao governo e irá apoiar Braga e Marcos Rotta para o Senado Federal.
Possibilidades
Apesar de muitos darem o cenário como fechado para o próximo ano, nem tudo está tão consolidado. Nos bastidores, circulam informações de que o prefeito David Almeida teria feito pesquisas internas avaliando o próprio nome para o governo estadual. Caso isso se confirmasse, o senador Omar Aziz teria a opção de romper com o aliado, iniciando tratativas com outros nomes, incluindo o governador Wilson Lima.
Além disso, o senador Eduardo Braga poderia tentar reeditar 2022 e se lançar novamente ao governo estadual, mas isso implicaria em um rompimento com Omar tal qual ocorreu em 2014, quando José Melo o derrotou no segundo turno.