Search
booked.net
Search
Close this search box.

Quem foi Julieta Lanteri, médica feminista homenageada pelo Google

Médica ítalo-argentina foi a primeira mulher a votar na Argentina e na América do Sul; veja a ilustração do Google desta quarta (22) e conheça a história da homenageada

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Doodle desta quarta-feira (22) celebra o 150º aniversário de Julieta Lanteri. A médica ítalo-argentina é conhecida por ser a primeira mulher a votar na América do Sul, sendo uma figura importante na luta pelos direitos femininos. A página interativa do Google é um GIF que exibe Lanteri posicionada em frente ao letreiro do buscador. Na ilustração, a médica possui, em suas mãos, um frasco de cientista, um canudo de formatura e uma cédula de voto, que representam diferentes aspectos em sua vida profissional e cívica.

O Doodle pode ser visualizado em grande parte da América Latina, em países como Brasil, Argentina, México, Chile e Uruguai. A seguir, confira mais detalhes sobre a ilustração do dia no Google e conheça a história da médica Julieta Lanteri.

Quem foi Julieta Lanteri?

Julieta Lanteri nasceu em 22 de março de 1873 na província de Cuneo, na Itália (em um território que hoje pertence à França). Com apenas seis anos, sua família mudou-se para Argentina, onde Lanteri foi a primeira mulher a estudar no Colégio Nacional de La Plata, formando-se em Farmacologia com cerca de 25 anos. Mais tarde, ingressou na Universidade de Buenos Aires, onde se formaria em Medicina e se tornaria uma das primeiras médicas formadas na Argentina.

Além dos seus esforços na área médica, Lanteri se destacou como uma sufragista, tornando-se uma figura importante para na luta a favor dos direitos cívicos femininos. A médica participou do primeiro Congresso Internacional de Mulheres em 1910 e, um anos depois, tornou-se a primeira mulher a votar na América do Sul. Com vida política agitada, Lanteri chegou a criar o seu próprio partido, a União Nacional Feminista, e a concorrer como deputada — embora não tenha sido eleita.

A médica morreu aos 58 anos em 1932 e, consequentemente, não viu a conquista do direito feminino ao voto por parte de todas as argentinas — que só aconteceu em 1947. No entanto, seu legado foi importantíssimo para o país e sua luta se tornou um exemplo para toda a América do Sul.

O que é Doodle?

 

Doodles são versões comemorativas ou especiais da ilustração do Google, exibida na página inicial do buscador. O Doodle de hoje comemora o 150º aniversário de Julieta Lanteri. No domingo, a homenagem foi para o químico mexicano Mario Molina, que completaria 80 anos no dia. Alguns Doodles possuem joguinhos e, além de informar, também divertem os usuários do Google.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.