Provavelmente, ao ler essa pergunta, sua resposta mental foi: “eu mesmo comando a minha mente, ora bolas!”. Mas será que isso é realmente verdade? Você é capaz de controlar pensamentos negativos e autossabotadores assim que eles surgem ou entra em uma espiral descendente, no qual um pensamento negativo leva a outro, mais negativo ainda? Quando algum problema ou imprevisto surge em sua vida, você consegue manter a calma e analisar o problema “de fora”, buscando a solução mais simples e rápida, ou ficar se lamentando e se queixando de sua falta de sorte?
O nosso cérebro é realmente incrível. Apesar do tamanho relativamente pequeno em relação ao restante de nosso corpo, ele é a máquina responsável por controlar absolutamente tudo em nossas vidas. Desde processos como a respiração e a digestão, até um emaranhado complexo de pensamentos, sentimentos e emoções, que produzem atitudes e comportamentos dos mais variados tipos e intensidades. Existem várias formas de pensar. Os pensamentos fazem parte da nossa essência, eles dão sentido e significado para as nossas experiências, despertam nossos sentimentos e estão presentes durante todo o tempo ao longo da nossa vida. E o simples ato de não pensar em nada já significa que você está pensando em algo.
Vamos fazer um teste?
Tente não pensar em um elefante branco com bolinhas rosas!
O que passou pela sua mente foi o elefante branco ou nada? Se pensou em nada, o que seria o nada para você? Para termos uma ideia do que seria o nada, precisamos pensar, elaborar o conceito de nada.
Para finalizar deixo uma dica quando você estiver com Crenças limitantes. Primeiro vou te explicar o que são crenças limitantes: As crenças são pensamentos que acreditamos e estão enraizados em nós, porque fazem parte de como interpretamos e avaliamos o mundo e as pessoas. Elas podem nos limitar em determinados aspectos da nossa vida, como por exemplo, “eu não consegui terminar a minha faculdade, então eu acredito que eu não sou capaz de terminar uma nova faculdade que eu for começar”. E é justamente em função dessa capacidade de produzir pensamentos que, por sua vez, desencadeiam emoções que acabam direcionando e conduzindo nossas ações e relações, que a mente pode ser a sua maior aliada ou a sua pior inimiga. Tudo dependerá de sua capacidade e esforço em controlá-la.
Então, quando perceber algum sentimento ruim, busque dar um nome para este sentimento ou emoção, depois faça uma pergunta para você mesmo, “o que eu estava pensando quando senti isso?”
E dessa forma, você vai começar a identificar a correlação do que estava sentindo com o que estava pensando.
Posteriormente, quando que você identificar o pensamento que te trouxe este sentimento ruim, procure pensar de um jeito diferente. Parece estranho, mas, tente conversar em pensamentos ou até falando com este pensamento negativo de uma maneira positiva. Busque dar uma resposta para este pensamento ruim, com o propósito de colocar um ponto final neste pensamento ao invés de permanecer reforçando-o.
Saiba que quando repetimos uma forma de pensar negativa criamos pensamentos ruins, e isso reflete em nosso dia a dia. Eu sei que não é fácil, às vezes deve ser difícil pensar de um jeito diferente ou confrontar esses pensamentos, mas é importante você criar um repertório de alternativas para os seus pensamentos.
Tenha um tempo para si mesmo, aprender a dominar a mente faz parte de um processo de autoconhecimento bastante aprofundado. E esse processo só poderá ter êxito caso você tenha tempo para si mesmo, que pode ser utilizado para refletir com tranquilidade sobre suas questões e padrões, escrever como se sente ou simplesmente relaxar, sem fazer nada.
Deixe de uma vez por todas de relacionar tempo para si mesmo com tempo improdutivo ou inútil. Mesmo que você o utilize para ficar deitado em um sofá ouvindo uma música que você gosta, já estará mais perto de uma vida equilibrada e saudável.
Por fim, nossa mente é bastante astuta e, caso, não estejamos atentos, ela pode nos pregar peças bastante desagradáveis. Em função disso, é necessário aprender a como dominar a mente. Somente ao ter controle sobre ela, é possível desenvolver equilíbrio e inteligência emocional, paz de espírito e qualidade de vida, que, no final das contas, é o que todos almejamos, certo?
Quando você aprende a dominar sua mente consciente e imprime a programação certa no subconsciente, você será absolutamente imparável.
Que tal marcar uma sessão de terapia e tomar um café com uma vista linda. Te aguardo.
Por Samiza Soares
Terapeuta formada em psicanálise e hipnoterapia clínica pelo Instituto Lucas Naves e pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC), respectivamente.
Trabalha com sessões individuais e com casais, atendendo em consultório particular, plantão terapêutico emergencial, além de atendimento domiciliar e atendimento on-line.
Instagram: @samiza
E-mail: [email protected]
Facebook: www.facebook.com/samizasoaresterapeuta