Search
booked.net
Search
Close this search box.

Queimadas do início de setembro já superaram números de todo o mês de 2021

Fumaça na região da Amazônia. Foto: Inpe

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

Os sete primeiros dias de setembro de 2022 superaram os números de queimadas na Amazônia de todo o respectivo mês do ano anterior, em 2021. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 18.374 focos de incêndio entre 01 e 07 de setembro deste ano, já em 2021, foram 16.742 em todo o mês.

A pesquisa aponta um aumento de quase 10%. A representante da Amazônia do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti, falou sobre os casos.

“No Dia da Independência, e na mesma semana em que se comemora o Dia da Amazônia, os números referentes à queimadas e incêndios florestais só reforçam que estamos repetindo a mesma dinâmica predatória de 200 anos atrás, propagando uma economia da destruição que ainda se alimenta fortemente de recursos naturais ao passo que não traz o tão almejado desenvolvimento real para a Amazônia.”, disse Mazzetti.

 

Queimadas no Pará. Foto: Aiteti Gavião/WWF Brasil

A Amazônia teve o maior agosto com queimadas nos últimos 12 anos. Podemos dizer que o número foi tão alto que, segundo o programa de monitoramento ambiental Copernicus, da União Europeia, causou problemas a qualidade do ar na América do Sul.

A nuvem de fumaça que cobriu milhões de km²

A fumaça causada pelas queimadas se espalhou pelo Brasil, e chegou a atingir países vizinhos. O satélite geoestacionário Goes-16 mostrou, a extensão que atingiu o Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Pará na segunda-feira (5), e na quarta-feira (7), chegou a São Paulo, Paraná e Bolívia.

Segundo o Inpe, os satélites já relataram 20.693 pontos de fogo na floresta entre janeiro e setembro.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.