*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O governo federal exonerou do cargo quatro coordenadores regionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no Amazonas na última segunda feira (23). Na lista, estão Francisco de Souza Castro, Feliciano Borges Neto, Fernando Queiroz de Freitas e Jorge Gerson Baruf.
Os nomes foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU). É válido lembrar que já aconteceram 43 exonerações na Funai. As destituições ocorrem após o governo federal decretar situação de emergência na Terra Indígena Yanomami, que vive uma crise humanitária com a mortes por desnutrição.
Veja os nomes dos coordenadores exonerados no Amazonas:
- Francisco de Souza Castro – Coordenador Regional de Manaus;
- Feliciano Borges Neto – Coordenador Regional do Rio Negro;
- Fernando Queiroz de Freitas – Coordenador Regional do Médio Purus;
- Jorge Gerson Baruf – Coordenador Regional do Alto Solimões
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou vinte ações de saúde que levaram “atenção especializada” a territórios indígenas entre 2020 e 2022. Ademais, na época, o Ministério da Saúde, realizou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, e atuou no combate à Covid-19 dentro das tribos.
A Funai ainda não se pronunciou se as exonerações têm relação com a crise humanitária que atinge o povo Yanomami e se já existem nomeação de novos coordenadores.