*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Policiais militares da na Base Fluvial Arpão 2, no Rio Negro, apreenderam nas proximidades de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) 936 quilos do mineral vivianita em pedras, avaliados em R$ 1,8 milhão.
A apreensão aconteceu na quarta-feira (29). O mineral foi encontrado dentro de uma embarcação, o ferry boat Raul Araújo, escondido dentro de sacos camuflados entre latas para reciclagem.
Os policiais faziam fiscalização de rotina e durante a inspeção nas cargas e bagagens, encontraram objetos suspeitos dentro dos sacos de lona preenchidos com as latas amassadas.
Um dos sacos foi aberto para verificação. Após a abertura, os policiais verificaram que tratava-se de pedras de vivianita, sendo comprovada pela perícia feita pela equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).
O minério é considerado raro e de alto valor comercial, possui uma coloração verde semelhante à esmeralda. É um mineral importante para colecionadores, além de ser uma grande fonte de fósforo e outros minérios
Todos os sacos com as mesmas características foram abertos e ao todo foram encontrados 936 quilos do mineral. Estes foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Civil. O comandante da embarcação foi responsabilizado.
Foi instaurado um inquérito policial para identificar o local e os responsáveis pela extração do mineral, assim como o destino
No dia 28 de abril, 20 quilos do mesmo mineral foram apreendidos pelas equipes da Base Arpão 2. O mineral estava escondido dentro de caixas de papelão.