*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os times do grupo E da Copa do Mundo no Qatar quase protagonizaram uma zebra histórica nesta quinta-feira (1º/12). O Japão derrotou a Espanha de virada por 2 a 1 e garantiu a classificação para as oitavas de final, enquanto Alemanha e Costa Rica tiveram um cabo de guerra que quase tirou a seleção espanhola da próxima fase da disputa. Os germânicos acabaram vencendo por 4 a 2, mas não foi o suficiente para obter a classificação.
O resultado final do grupo colocou o Japão em primeiro lugar e a Espanha em segundo. Contudo, o resultado quase foi diferente. Durante a partida de Alemanha e Costa Rica, o time latino ficou por cerca de doze minutos à frente da seleção europeia. Caso a partida terminasse naquele momento, os costarriquenhos estariam classificados. Essa seria uma das maiores zebras da história das Copas, pois duas seleções tradicionais ficariam de fora da disputa.
Tetracampeã no Brasil em 2014, a Alemanha caiu na primeira fase no Mundial da Rússia (2018). Ninguém esperava que, quatro anos depois, a equipe de Thomas Müller e companhia voltasse a fracassar tão precocemente. A goleada contra a Costa Rica não adiantou de nada, pois, com 4 pontos e somente um gol de saldo, a Alemanha caía fora da Copa precocemente. A Espanha, também com 4 pontos, fez 6 gols de saldo e se classificou em segundo lugar no Grupo E. O líder foi o Japão, enquanto a Costa Rica foi a lanterna da chave.
Os Samurais Azuis e a Fúria Vermelha já se preparam para as próximas partidas na semana que vem. Na próxima fase, a equipe comandada pelo técnico japonês Hajime Moriyasu medirá forças com a Croácia, atual vice-campeã mundial, que encerrou a participação no Grupo D na segunda posição após empatar sem gols com a Bélgica nessa quinta. Já a seleção espanhola pegará nas oitavas o primeiro colocado do grupo D, o Marrocos.
Another famous Japan win sees them top a wild Group E 🇯🇵@adidasfootball | #FIFAWorldCup
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 1, 2022
A six-goal thriller to round off Group E for #CRC & #GER@adidasfootball | #FIFAWorldCup
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 1, 2022